O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: HERÓI OU VILÃO?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96915 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3007 "inscrito_id" => 14278 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: HERÓI OU VILÃO?" "resumo" => "Não nos resta dúvidas, de que o livro didático pode ser um recurso importante no processo de ensino e aprendizagem. Porém, há quem acredite que seja ele vilão, uma vez que pode limitar o processo de apreensão dos conhecimentos que trabalhados em sala de aula. Amado por uns e odiado por outros, ele ainda segue ocupando espaço nas salas de aula a fora. Sendo assim, esse artigo faz uma análise sobre livro o didático de história do 5º ano, da coleção Ápis publicado pela Editora Ática, o qual é usado nas escolas da rede municipal de Campina Grande/PB. Para tal, dividimos nosso trabalho em três momentos. No primeiro, fazemos a apresentação geral do livro, identificando os dados da obra e as possíveis teorias historiográficas que norteiam e ensino de história. No segundo, fazemos uma análise das propostas metodológicas adotadas, dos conceitos históricos e de documentos históricos escritos e não escritos que são trabalhados. No terceiro e último, discutimos de forma mais aprofundada o capítulo 4 “Lutar pela Cidadania”, na tentativa de conhecer se o livro Ápis de história contribui para a formação de sujeitos participativos, ativos, solidários e críticos. Teoricamente nos fundamentamos nas contribuições de Azevedo, Stamatto (2010); Junior, (2019). Portando, acreditamos que o livro Ápice traz discursões relevantes para o ensino de história e oportuniza ao professor ir além dessas possibilidades, tendo a compreensão que o livro é uma ferramenta para aprofundar nos conteúdos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581cb4f48a9b_19122023135647.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 13:56:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRGINIA DE LOURDES GOMES ALVES" "autor_nome_curto" => "VIRGINIA" "autor_email" => "virginialourdesalves@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96915 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3007 "inscrito_id" => 14278 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: HERÓI OU VILÃO?" "resumo" => "Não nos resta dúvidas, de que o livro didático pode ser um recurso importante no processo de ensino e aprendizagem. Porém, há quem acredite que seja ele vilão, uma vez que pode limitar o processo de apreensão dos conhecimentos que trabalhados em sala de aula. Amado por uns e odiado por outros, ele ainda segue ocupando espaço nas salas de aula a fora. Sendo assim, esse artigo faz uma análise sobre livro o didático de história do 5º ano, da coleção Ápis publicado pela Editora Ática, o qual é usado nas escolas da rede municipal de Campina Grande/PB. Para tal, dividimos nosso trabalho em três momentos. No primeiro, fazemos a apresentação geral do livro, identificando os dados da obra e as possíveis teorias historiográficas que norteiam e ensino de história. No segundo, fazemos uma análise das propostas metodológicas adotadas, dos conceitos históricos e de documentos históricos escritos e não escritos que são trabalhados. No terceiro e último, discutimos de forma mais aprofundada o capítulo 4 “Lutar pela Cidadania”, na tentativa de conhecer se o livro Ápis de história contribui para a formação de sujeitos participativos, ativos, solidários e críticos. Teoricamente nos fundamentamos nas contribuições de Azevedo, Stamatto (2010); Junior, (2019). Portando, acreditamos que o livro Ápice traz discursões relevantes para o ensino de história e oportuniza ao professor ir além dessas possibilidades, tendo a compreensão que o livro é uma ferramenta para aprofundar nos conteúdos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581cb4f48a9b_19122023135647.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 13:56:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRGINIA DE LOURDES GOMES ALVES" "autor_nome_curto" => "VIRGINIA" "autor_email" => "virginialourdesalves@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }