Não nos resta dúvidas, de que o livro didático pode ser um recurso importante no processo de ensino e aprendizagem. Porém, há quem acredite que seja ele vilão, uma vez que pode limitar o processo de apreensão dos conhecimentos que trabalhados em sala de aula. Amado por uns e odiado por outros, ele ainda segue ocupando espaço nas salas de aula a fora. Sendo assim, esse artigo faz uma análise sobre livro o didático de história do 5º ano, da coleção Ápis publicado pela Editora Ática, o qual é usado nas escolas da rede municipal de Campina Grande/PB. Para tal, dividimos nosso trabalho em três momentos. No primeiro, fazemos a apresentação geral do livro, identificando os dados da obra e as possíveis teorias historiográficas que norteiam e ensino de história. No segundo, fazemos uma análise das propostas metodológicas adotadas, dos conceitos históricos e de documentos históricos escritos e não escritos que são trabalhados. No terceiro e último, discutimos de forma mais aprofundada o capítulo 4 “Lutar pela Cidadania”, na tentativa de conhecer se o livro Ápis de história contribui para a formação de sujeitos participativos, ativos, solidários e críticos. Teoricamente nos fundamentamos nas contribuições de Azevedo, Stamatto (2010); Junior, (2019). Portando, acreditamos que o livro Ápice traz discursões relevantes para o ensino de história e oportuniza ao professor ir além dessas possibilidades, tendo a compreensão que o livro é uma ferramenta para aprofundar nos conteúdos