Percebe-se que o desenvolvimento do ensino público tem decaído nos últimos tempos, tal carência avança em face de uma educação a favor do mercado. Há uma inquietação pelas entidades educacionais públicas sobre um ensino que seja público, gratuito e de qualidade como garantia constitucional aos cidadãos, os quais necessitam da atuação do Estado, através de políticas públicas afirmativas à acessibilidade democrática ao ensino superior. A universidade pública, mediante projetos de pesquisa, ensino e extensão, pode/deve desempenhar papel fundamental de prestação de serviço à comunidade. Nesse sentido, o programa de extensão Pré-vestibular Solidário - PVS do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), Campus Sousa - PB tem desempenhado atividades de ensino-aprendizagem a preparar alunos, financeiramente vulneráveis, para proporcionar o devido acesso, que lhes são por direito, ao curso superior e procurar reduzir as desigualdades. Apresenta-se, neste trabalho, o projeto de oficinas de redação, realizadas no programa. As oficinas de produção do gênero dissertativo-argumentativo, modalidade de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será fonte para analisar como se desenvolverá inicialmente, as competências de escrita até o estágio final preparatório dos alunos, os quais se submeterão ao exame. As bases se dão na linguística textual e aplicada, alguns teóricos como: MARCUSCHI, 2008; FIORIN, 2007; PEREIRA e ROCA, 2009, entre outros. Discorremos sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) (2018) além da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (1996). Ressalta-se que durante processo de produção/reprodução textual, analisará a escrita em sua micro/macroestrutura, superestrutura e adequação às cinco competências da BNCC, dentre outros elementos. Defende-se um ensino-aprendizagem que promova avanço intelectual dos alunos participantes do projeto, para obter aprovação no Enem e vestibulares. Considera-se tal oficina do programa PVS, emblemática na atuação protagonista à promoção da cidadania e conhecimento ao melhor domínio da linguagem e dos gêneros textuais/discursivos.