A comunicação pretende relatar parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Clube de Leitura Fragata: itinerâncias literárias. O projeto consiste em um clube interinstitucional, envolvendo escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro e visa à formação de leitores, com encontros semanais em cada uma das unidades envolvidas e encontros mensais nos quais os alunos das instituições não apenas podem interagir entre si como podem conversar livremente sobre as experiências vividas nas rodas de leitura do Clube. Os encontros mensais também são constituídos de uma roda de leitura coletiva, que envolve professores e alunos, e que normalmente toma lugar em algum espaço do Rio de Janeiro que dialoga diretamente com a temática dos textos lidos. Com base nas reflexões de Vincent Jouve e Martha Nussbaum, o clube também tem como objetivos pensar sobre a necessidade da formação de leitores na atualidade, principalmente em virtude do cenário que vem se delineando na Educação Brasileira, e promover uma reflexão, dos docentes envolvidos e dos extensionistas, acerca das suas abordagens em sala de aula no que se refere à formação do leitor na educação básica. Assim, o projeto do Clube de Leitura Fragatas se mostra extremamente necessário no contemporâneo pois constitui uma das respostas possíveis para a questão que se coloca não apenas sobre o ensino de humanidades, como também sobre a necessidade de estudar literatura enquanto um desdobramento indispensável para a formação do cidadão no Brasil contemporâneo.