Processos de conceitualização compreendidos enquanto construtos de uma evolução histórico-cultural vem alcançando cada vez mais destaque no cenário educacional. A preocupação contínua com o cumprimento de metas tem sido gradativamente substituída por propostas que permitam o aprender a pensar e, pensando, aprender a fazer e a ser. Frente a esta demanda, o presente estudo buscou compreender a relação cognição-aprendizagem a partir da aplicação de uma sequência de atividades transdisciplinares sob o contexto da polinização e foco no desenvolvimento do letramento científico e da linguagem da Ciência em turmas do 5º Ano do ensino fundamental de uma escola pública do Região Metropolitana do Recife, integrando o experimento formativo da perspectiva desenvolvimental de Davidov com a orientação do ensino por etapas de Galperin. Resultados apontam para a essencialidade da condução orientada, flexível e dialética em conjunto com a autonomia dos estudantes de modo a aproximar a prática e o campo teórico da realidade dos aprendizes, tornando, dessa maneira, o conhecimento significativo, instrumento do pensamento, ampliando a habilidade de combinar, discriminar, isolar, decompor, analisar, sintetizar, generalizar e até abstrair, ações fundamentais para o desenvolvimento cógnito e a evolução na percepção e compreensão de conceitos.