É necessário pensar sobre as concepções norteadoras, princípios, intenções e formas de organização do trabalho pedagógico para a identidade de uma instituição de educação infantil. Uma preocupação bastante antiga no meio educacional de nosso país tem sido a avaliação, mesmo na educação infantil. O presente artigo traz considerações a respeito da avaliação da aprendizagem na educação infantil, procurando discutir as diferenças entre testar, medir e avaliar, justifica - se pelo pensar nos instrumentos avaliativos mais utilizados na primeira etapa da educação básica. Tem como foco principal refletir sobre as práticas avaliativas adotadas pelas docentes que atuam na rede municipal de ensino de Cuitegi - PB com ênfase à prática da avaliação mediadora e seu papel fundamental nessa etapa de ensino. A pesquisa realizou-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Moacir de Albuquerque nas turmas de pré-escolar I e II. Tem como objetivo geral: Compreender como os docentes desenvolvem o processo de avaliação na educação infantil e como objetivos específicos: Discutir a importância da avaliação mediadora na educação infantil, verificar as concepções de avaliação que norteiam as práticas pedagógicas da educação infantil, identificar quais instrumentos são utilizados para avaliar os alunos. Utilizamos como base de fundamentação teórica Piccinin (2012), Hoffmann (2005), Oliveira (2002), Lukesi (2006) entre outros. A metodologia está baseada na pesquisa de campo com abordagem quantitativa, utilizando questionário com o corpo docente e gestão da escola, como requisito para análise do tema abordado, constatando-se a busca pela qualidade e aplicação em sala de aula das técnicas de avaliação mediadora. Verificou-se que o maior desafio ainda é o investimento no processo, o olhar diferenciado, o respeito às especificidades de cada aluno, pois é visível que as provas escritas são bastantes usuais nas salas de aulas, como um divisor de quem conseguiu assimilar ou não o conhecimento.