Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO CONSELHO DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DO IFPE CAMPUS ABREU E LIMA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O conselho de classe é um mecanismo previsto na organização e gestão do processo de ensino/aprendizagem que, reflete, em certa medida, como vem sendo concebida e vivenciada a educação escolar, suscitando, portanto, diversas e complexas dimensões que podem ser tomadas como foco de análise. O objetivo deste artigo é analisar a sistemática de funcionamento prevista para o Conselho de Classe dos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/ Campus Abreu e Lima. Trata-se de uma análise documental com suporte teórico/bibliográfico, caracterizado como estudo qualitativo centrado nas indagações relativas às legislações e documentos institucionais que normatizam o Conselho de Classe, por acreditar que os dispositivos legais, tal como previstos, condicionam os contornos de que se tem revestido o Conselho na realidade escolar. Os dados levantados, após a análise, sugerem que a operacionalização do Conselho de Classe é concebida, no âmbito do IFPE/ Campus Abreu e Lima, como uma estratégia democrática e participativa que garante a eficácia do processo de ensino e aprendizagem, configurando esse espaço como lugar de conhecimento, construção e avaliação processuais, não só do(a) estudante, mas de todos os agentes envolvidos na organização escolar, bem como do próprio processo educativo. Além de reafirmar, através da participação de todos os atores envolvidos no processo educativo, a concepção de educação como um projeto coletivo.

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