Este trabalho trata das seguintes temáticas: a educação especial e o capacitismo. Nos últimos tempos, principalmente, considerando as implicações do período pandêmico decorrente da COVID-19, a educação especial foi ainda mais atacada, prejudicando as vivências de pessoas com deficiência e seus familiares/responsáveis, assim como de profissionais da educação. É válido salientar que o conceito de capacitismo tem sido cada vez mais discutido em nossa sociedade, porém esse processo precisa avançar ainda mais, conforme tem sido enfatizado pelos movimentos de sociais e políticos de pessoas com deficiência, ativistas, profissionais da educação e saúde, e pesquisadores(as), principalmente, chamando atenção para as diversas faces do capacitismo em nossa sociedade, como o institucionalizado, considerando o cenário pandêmico. Nessa direção, tem-se como objetivo analisar como a educação especial e o enfrentamento ao capacitismo têm sido abordados em matérias jornalísticas on-line. Trata-se de uma análise documental. Para tanto, utilizamos como corpus analítico: matérias jornalísticas on-line. As buscas dar-se-ão a partir da plataforma Google. Em relação à análise de dados, dar-se-á a partir da análise temática de Minayo (2001), e a interpretação com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica e do Materialismo Histórico-Dialético a partir de Vygotsky (2009), Duarte (2001), Mészáros (2008), Molon (2008), Saviani (2020, 2021), Lessa e Tonet (2011), dentre outros. Esperamos contribuir com as discussões voltadas para as temáticas abordadas, assim como na elaboração de novas pesquisas.