As decisões tomadas pela gestão afetam a forma como os profissionais percebem seu local de trabalho. No ambiente escolar, estas decisões podem auxiliar ou dificultar o trabalho docente, uma vez que os gestores têm papel fundamental na adoção de estratégias que visem a melhoria na qualidade do clima escolar, favorecendo as relações entre professores e o trabalho em equipe. A partir do momento que a equipe gestora olha para os problemas da escola com um olhar preventivo e, não meramente interventivo, a confiança e o engajamento dos professores aumenta, diminuindo os níveis de tensão que geram conflito, problemas de saúde e absenteísmo profissional. Esta pesquisa tem como objetivo discutir a aplicação da avaliação do clima institucional e a construção de espaços de escuta entre os professores como forma de prevenção e mediação de conflitos na escola. Através de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo foi possível aprofundar os estudos na importância da comunicação para a melhoria da qualidade do trabalho. A partir da adoção da pesquisa de clima nas escolas, espera-se que os resultados sejam: o aumento da produtividade, maior engajamento e motivação, redução do turnover, menor índice de conflitos internos, fortalecimento da comunicação interna, melhoria da qualidade de vida e trabalho e preservação da saúde física e mental da equipe. Com isto, a avaliação do clima institucional revela-se como a alternativa mais adequada ao diagnóstico e tratamento de questões relacionais no ambiente de trabalho escolar, uma vez que a partir dela é possível identificar o que não atende às expectativas do coletivo, bem como o que deve ser aprimorado para que se tenha as condições de trabalho adequadas.