Este artigo mostra uma reflexão de trabalhar com projeto e proporciona um relato da experiência vivenciado através de um projeto escolar aplicado de forma prática com o propósito de transpor a teoria dos conteúdos de sala de aula numa aplicação de aprendizagem em sua realidade escolar. Realizou-se de uma atividade prática com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da Maceió/AL, envolvendo noções básicas da estatística na disciplina da matemática. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento com seus resultados da implementação deste projeto na escola. O enfoque metodológico aplicado neste relato de experiência foi de cunho descritivo, através de uma pesquisa de campo com o uso do instrumento de pesquisa questionário fechado e caracterizado pela observação e participação dos alunos. Os resultados mostraram que nosso objeto de relato “tratar a teoria em prática de aprendizagem” criou-se um ambiente com os alunos mais motivados, aumento da autoestima e empatia com a disciplina, verificação da aplicação entre teoria e prática e melhoras em seus desempenhos escolares com um ambiente colaborativo de construção, observação e conhecimento de noções específicas tratadas em conteúdos específicos de sala de aula. Além disso, revelou-se uma grande superação e dedicação dos alunos em amenizar todos os desafios encontrados, tornando-os protagonistas de seus conhecimento.