Na perspectiva das práticas e ferramentas pedagógicas, a aula prática certamente é um importante recurso que potencializa o processo de ensino-aprendizagem, principalmente nos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza, onde a prática é fundamental para verificação da teoria. Além de ser um instrumento que desperta o interesse e incentiva a participação dos alunos nas atividades propostas. Este tipo de atividade de experimentação no ensino da Biologia, permite aos estudantes explorar de forma prática os conteúdos visto em sala de aula, de forma que os conteúdos façam sentido em seu cotidiano, facilitando assim a compreensão. Nesse contexto, o presente resumo traz o relato de uma aula prática sobre a temática “Fermentação alcoólica”, planejada e executada pelos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica – PRP, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, núcleo Maragogi, do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, com alunos do 3º Ano da mesma Instituição. Após o estudo do tema, com base na literatura, foram realizadas reuniões entre os bolsistas e o orientador para discussões sobre a temática, resultando no desenvolvimento de uma sequencia didática e um quizz on-line para serem aplicados em sala de aula. A sequência didática consistiu nos seguintes aspectos: leitura e análise de artigos e vídeos sobre fermentação; aula prática com a produção de três massas de pizza com diferentes tipos de fermentos, onde foram trabalhados os aspectos organolépticos dos alunos; a resolução do quizz on-line; degustação das pizzas preparadas analisando as caracteristicas das diferentes massas e seus processos fermentativos; e aplicação de um questionário sobre os conteúdos estudados. Foi utilizada durante todo o processo o ensino por investigação, que possui uma proposta clara e objetiva de promover uma aprendizagem investigativa que estimula o aluno a buscar, pesquisar, debater e discutir.