O trabalho tem como objetivo discutir a importância da leitura no processo emancipatório de formação acadêmica de estudantes de nível superior e jovens pesquisadores. A pesquisa, de caráter qualitativo, se apropriou da metodologia que tem como base a pesquisa narrativa, que nos auxilia a compreender o compartilhamento de experiencia como forma de construção de saberes. O principal referencial teórico de nossas reflexões é Paulo Freire que nos convida pensar não só na importância do ato de ler, mas também em formas de se conceber a leitura e a educação, de aprender e ensinar de forma autônoma e emancipatória. Além disso, ao pensarmos sobre a experiência que vivemos e que nos forma como ser reflexivo sobre nossas práticas, Jorge Larrosa nos auxilia a entender como as experiências que nos perpassam, constituem de forma crítica e reflexiva a nossa formação. Também buscamos perceber o papel das tecnologias digitais nos processos de leitura desses participantes do estudo. As reflexões foram construídas a partir do material coletado em uma roda de conversa com participantes do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Tecnologia (GECULT) quando discutimos o tema relacionado a leitura de textos literários realizada por eles ao longo da sua vida. Neste encontro de compartilhamento de experiências literárias, esses estudantes – jovens pesquisadores – narraram seus modos de ler, expondo os sentidos envolvidos nas leituras, e a partir daí desvelando as marcas que essas experiências com a leitura deixaram em seus caminhos construídos na vida acadêmica.