Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RODA DE CONVERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE JOVENS PESQUISADORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98267
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4793
    "inscrito_id" => 15192
    "titulo" => "RODA DE CONVERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE JOVENS PESQUISADORES"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir a importância da leitura no processo emancipatório de formação acadêmica de estudantes de nível superior e jovens pesquisadores. A pesquisa, de caráter qualitativo, se apropriou da metodologia que tem como base a pesquisa narrativa, que nos auxilia a compreender o compartilhamento de experiencia como forma de construção de saberes. O principal referencial teórico de nossas reflexões é Paulo Freire que nos convida pensar não só na importância do ato de ler, mas também em formas de se conceber a leitura e a educação, de aprender e ensinar de forma autônoma e emancipatória. Além disso, ao pensarmos sobre a experiência que vivemos e que nos forma como ser reflexivo sobre nossas práticas, Jorge Larrosa nos auxilia a entender como as experiências que nos perpassam, constituem de forma crítica e reflexiva a nossa formação. Também buscamos perceber o papel das tecnologias digitais nos processos de leitura desses participantes do estudo. As reflexões foram construídas a partir do material coletado em uma roda de conversa com participantes do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Tecnologia (GECULT) quando discutimos o tema relacionado a leitura de textos literários realizada por eles ao longo da sua vida. Neste encontro de compartilhamento de experiências literárias, esses estudantes – jovens pesquisadores – narraram seus modos de ler, expondo os sentidos envolvidos nas leituras, e a partir daí desvelando as marcas que essas experiências com a leitura deixaram em seus caminhos construídos na vida acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15192_TB4793_03102023201526.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA ANTUNES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA ANTUNES"
    "autor_email" => "carlatunesp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98267
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4793
    "inscrito_id" => 15192
    "titulo" => "RODA DE CONVERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE JOVENS PESQUISADORES"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir a importância da leitura no processo emancipatório de formação acadêmica de estudantes de nível superior e jovens pesquisadores. A pesquisa, de caráter qualitativo, se apropriou da metodologia que tem como base a pesquisa narrativa, que nos auxilia a compreender o compartilhamento de experiencia como forma de construção de saberes. O principal referencial teórico de nossas reflexões é Paulo Freire que nos convida pensar não só na importância do ato de ler, mas também em formas de se conceber a leitura e a educação, de aprender e ensinar de forma autônoma e emancipatória. Além disso, ao pensarmos sobre a experiência que vivemos e que nos forma como ser reflexivo sobre nossas práticas, Jorge Larrosa nos auxilia a entender como as experiências que nos perpassam, constituem de forma crítica e reflexiva a nossa formação. Também buscamos perceber o papel das tecnologias digitais nos processos de leitura desses participantes do estudo. As reflexões foram construídas a partir do material coletado em uma roda de conversa com participantes do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Tecnologia (GECULT) quando discutimos o tema relacionado a leitura de textos literários realizada por eles ao longo da sua vida. Neste encontro de compartilhamento de experiências literárias, esses estudantes – jovens pesquisadores – narraram seus modos de ler, expondo os sentidos envolvidos nas leituras, e a partir daí desvelando as marcas que essas experiências com a leitura deixaram em seus caminhos construídos na vida acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15192_TB4793_03102023201526.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA ANTUNES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA ANTUNES"
    "autor_email" => "carlatunesp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho tem como objetivo discutir a importância da leitura no processo emancipatório de formação acadêmica de estudantes de nível superior e jovens pesquisadores. A pesquisa, de caráter qualitativo, se apropriou da metodologia que tem como base a pesquisa narrativa, que nos auxilia a compreender o compartilhamento de experiencia como forma de construção de saberes. O principal referencial teórico de nossas reflexões é Paulo Freire que nos convida pensar não só na importância do ato de ler, mas também em formas de se conceber a leitura e a educação, de aprender e ensinar de forma autônoma e emancipatória. Além disso, ao pensarmos sobre a experiência que vivemos e que nos forma como ser reflexivo sobre nossas práticas, Jorge Larrosa nos auxilia a entender como as experiências que nos perpassam, constituem de forma crítica e reflexiva a nossa formação. Também buscamos perceber o papel das tecnologias digitais nos processos de leitura desses participantes do estudo. As reflexões foram construídas a partir do material coletado em uma roda de conversa com participantes do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Tecnologia (GECULT) quando discutimos o tema relacionado a leitura de textos literários realizada por eles ao longo da sua vida. Neste encontro de compartilhamento de experiências literárias, esses estudantes – jovens pesquisadores – narraram seus modos de ler, expondo os sentidos envolvidos nas leituras, e a partir daí desvelando as marcas que essas experiências com a leitura deixaram em seus caminhos construídos na vida acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.