Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98638
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5259
    "inscrito_id" => 20448
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo versa sobre a Pedagogia de Paulo Freire e sua importância para a sociedade. Desse modo, o objetivo é mostrar uma educação transformadora, libertária e que está em constante mudança, para um aperfeiçoamento dialógico e humanizado nas práticas educativas construídas em diferentes contextos de ensinar e aprender. E como método de estudo, utiliza-se textos de Freire, de autores que o estudaram e reforçam a pedagogia Freireana e outros autores para falar sobre educação e a história da educação. O presente artigo é destinado a Discentes e Docentes que buscam retratar uma concepção de educação libertária que se renove em sua realidade, mostrando a mudança da escola tradicional para a escola nova, em seu olhar didático não esquecendo as pessoas inseridas na prática educativa. As autoras problematizam sob uma ótica dialógica Freireana, pela compreensão vivenciada ao longo do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Assim concluímos que precisamos ser seres humanizados e humanizadores, tanto na vida pessoal, como na educacional, contemplando a construção da consciência crítica, viabilizando a visão dialética na busca dos saberes, analisando a realidade cotidiana fundamentada nas possibilidades significativas deste tema desafiador, em construir uma sociedade engajada e coerente\u{A0}no aprendizado satisfatório dos \u{A0}sujeitos, no seu próprio fazer pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20448_TB5259_13112023185307.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DE NAZARÉ LOPES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "Danielle Lopes"
    "autor_email" => "danielle.lopes@iced.ufpa."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98638
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5259
    "inscrito_id" => 20448
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo versa sobre a Pedagogia de Paulo Freire e sua importância para a sociedade. Desse modo, o objetivo é mostrar uma educação transformadora, libertária e que está em constante mudança, para um aperfeiçoamento dialógico e humanizado nas práticas educativas construídas em diferentes contextos de ensinar e aprender. E como método de estudo, utiliza-se textos de Freire, de autores que o estudaram e reforçam a pedagogia Freireana e outros autores para falar sobre educação e a história da educação. O presente artigo é destinado a Discentes e Docentes que buscam retratar uma concepção de educação libertária que se renove em sua realidade, mostrando a mudança da escola tradicional para a escola nova, em seu olhar didático não esquecendo as pessoas inseridas na prática educativa. As autoras problematizam sob uma ótica dialógica Freireana, pela compreensão vivenciada ao longo do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Assim concluímos que precisamos ser seres humanizados e humanizadores, tanto na vida pessoal, como na educacional, contemplando a construção da consciência crítica, viabilizando a visão dialética na busca dos saberes, analisando a realidade cotidiana fundamentada nas possibilidades significativas deste tema desafiador, em construir uma sociedade engajada e coerente\u{A0}no aprendizado satisfatório dos \u{A0}sujeitos, no seu próprio fazer pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20448_TB5259_13112023185307.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DE NAZARÉ LOPES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "Danielle Lopes"
    "autor_email" => "danielle.lopes@iced.ufpa."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo versa sobre a Pedagogia de Paulo Freire e sua importância para a sociedade. Desse modo, o objetivo é mostrar uma educação transformadora, libertária e que está em constante mudança, para um aperfeiçoamento dialógico e humanizado nas práticas educativas construídas em diferentes contextos de ensinar e aprender. E como método de estudo, utiliza-se textos de Freire, de autores que o estudaram e reforçam a pedagogia Freireana e outros autores para falar sobre educação e a história da educação. O presente artigo é destinado a Discentes e Docentes que buscam retratar uma concepção de educação libertária que se renove em sua realidade, mostrando a mudança da escola tradicional para a escola nova, em seu olhar didático não esquecendo as pessoas inseridas na prática educativa. As autoras problematizam sob uma ótica dialógica Freireana, pela compreensão vivenciada ao longo do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Assim concluímos que precisamos ser seres humanizados e humanizadores, tanto na vida pessoal, como na educacional, contemplando a construção da consciência crítica, viabilizando a visão dialética na busca dos saberes, analisando a realidade cotidiana fundamentada nas possibilidades significativas deste tema desafiador, em construir uma sociedade engajada e coerente no aprendizado satisfatório dos  sujeitos, no seu próprio fazer pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.