Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A JORNADA DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100706
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8127
    "inscrito_id" => 18774
    "titulo" => "A JORNADA DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "O estágio supervisionado assume uma importância fundamental no contexto do ensino superior, desempenhando um papel ainda mais relevante para os futuros professores, com isso, sabe-se que essa abordagem representa o primeiro contato do acadêmico com a sala de aula, agora na perspectiva de um aluno que retorna à escola não como estudante, mas como professor. Dado essas informações este trabalho discorre sobre as experiências realizadas durante o estágio supervisionado do ensino fundamental, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O estágio foi realizado nas aulas de ciências, na Escola Municipal Giovanni Zanni do município de Imperatriz-MA, para alunos do 6° ano e 7° ano. Durante o estágio foram observadas as metodologias utilizadas e outras novas foram agregadas no ensino de ciências. O estágio se desenvolve de maneira distinta do convencional com utilização de aulas práticas e participação ativa do estagiário na sala de aula, além de que nas turmas tem estudantes com algum tipo de deficiência física ou intelectual, tornando a aula diferente do tradicional. O estágio realizado no ano de 2023, com educandos portadores de deficiência, configura-se como um relato de experiência enriquecedor. Durante o período de observação, foram analisados os comportamentos da turma e adquiridos conhecimentos para ministrar aulas diferenciadas e adaptadas, visando atender às necessidades específicas dos alunos. Ao terminar o estágio, foi formada uma aula especial com o propósito de despertar maior interesse e incentivar a pesquisa sobre os temas abordados. Verificou-se progresso em alguns alunos que apresentaram defasagem no conteúdo, além de inspiração de motivação e interesse geral pela disciplina. As estratégias pedagógicas inclusivas e motivadas foram fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e valorização da aprendizagem"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18774_TB8127_10122023200744.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KESSIA LARISSA BRAGA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KESSIA LARISSA"
    "autor_email" => "kessiasantos98@gmal.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100706
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8127
    "inscrito_id" => 18774
    "titulo" => "A JORNADA DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "O estágio supervisionado assume uma importância fundamental no contexto do ensino superior, desempenhando um papel ainda mais relevante para os futuros professores, com isso, sabe-se que essa abordagem representa o primeiro contato do acadêmico com a sala de aula, agora na perspectiva de um aluno que retorna à escola não como estudante, mas como professor. Dado essas informações este trabalho discorre sobre as experiências realizadas durante o estágio supervisionado do ensino fundamental, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O estágio foi realizado nas aulas de ciências, na Escola Municipal Giovanni Zanni do município de Imperatriz-MA, para alunos do 6° ano e 7° ano. Durante o estágio foram observadas as metodologias utilizadas e outras novas foram agregadas no ensino de ciências. O estágio se desenvolve de maneira distinta do convencional com utilização de aulas práticas e participação ativa do estagiário na sala de aula, além de que nas turmas tem estudantes com algum tipo de deficiência física ou intelectual, tornando a aula diferente do tradicional. O estágio realizado no ano de 2023, com educandos portadores de deficiência, configura-se como um relato de experiência enriquecedor. Durante o período de observação, foram analisados os comportamentos da turma e adquiridos conhecimentos para ministrar aulas diferenciadas e adaptadas, visando atender às necessidades específicas dos alunos. Ao terminar o estágio, foi formada uma aula especial com o propósito de despertar maior interesse e incentivar a pesquisa sobre os temas abordados. Verificou-se progresso em alguns alunos que apresentaram defasagem no conteúdo, além de inspiração de motivação e interesse geral pela disciplina. As estratégias pedagógicas inclusivas e motivadas foram fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e valorização da aprendizagem"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18774_TB8127_10122023200744.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KESSIA LARISSA BRAGA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KESSIA LARISSA"
    "autor_email" => "kessiasantos98@gmal.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estágio supervisionado assume uma importância fundamental no contexto do ensino superior, desempenhando um papel ainda mais relevante para os futuros professores, com isso, sabe-se que essa abordagem representa o primeiro contato do acadêmico com a sala de aula, agora na perspectiva de um aluno que retorna à escola não como estudante, mas como professor. Dado essas informações este trabalho discorre sobre as experiências realizadas durante o estágio supervisionado do ensino fundamental, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O estágio foi realizado nas aulas de ciências, na Escola Municipal Giovanni Zanni do município de Imperatriz-MA, para alunos do 6° ano e 7° ano. Durante o estágio foram observadas as metodologias utilizadas e outras novas foram agregadas no ensino de ciências. O estágio se desenvolve de maneira distinta do convencional com utilização de aulas práticas e participação ativa do estagiário na sala de aula, além de que nas turmas tem estudantes com algum tipo de deficiência física ou intelectual, tornando a aula diferente do tradicional. O estágio realizado no ano de 2023, com educandos portadores de deficiência, configura-se como um relato de experiência enriquecedor. Durante o período de observação, foram analisados os comportamentos da turma e adquiridos conhecimentos para ministrar aulas diferenciadas e adaptadas, visando atender às necessidades específicas dos alunos. Ao terminar o estágio, foi formada uma aula especial com o propósito de despertar maior interesse e incentivar a pesquisa sobre os temas abordados. Verificou-se progresso em alguns alunos que apresentaram defasagem no conteúdo, além de inspiração de motivação e interesse geral pela disciplina. As estratégias pedagógicas inclusivas e motivadas foram fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e valorização da aprendizagem

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.