O estágio supervisionado assume uma importância fundamental no contexto do ensino superior, desempenhando um papel ainda mais relevante para os futuros professores, com isso, sabe-se que essa abordagem representa o primeiro contato do acadêmico com a sala de aula, agora na perspectiva de um aluno que retorna à escola não como estudante, mas como professor. Dado essas informações este trabalho discorre sobre as experiências realizadas durante o estágio supervisionado do ensino fundamental, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O estágio foi realizado nas aulas de ciências, na Escola Municipal Giovanni Zanni do município de Imperatriz-MA, para alunos do 6° ano e 7° ano. Durante o estágio foram observadas as metodologias utilizadas e outras novas foram agregadas no ensino de ciências. O estágio se desenvolve de maneira distinta do convencional com utilização de aulas práticas e participação ativa do estagiário na sala de aula, além de que nas turmas tem estudantes com algum tipo de deficiência física ou intelectual, tornando a aula diferente do tradicional. O estágio realizado no ano de 2023, com educandos portadores de deficiência, configura-se como um relato de experiência enriquecedor. Durante o período de observação, foram analisados os comportamentos da turma e adquiridos conhecimentos para ministrar aulas diferenciadas e adaptadas, visando atender às necessidades específicas dos alunos. Ao terminar o estágio, foi formada uma aula especial com o propósito de despertar maior interesse e incentivar a pesquisa sobre os temas abordados. Verificou-se progresso em alguns alunos que apresentaram defasagem no conteúdo, além de inspiração de motivação e interesse geral pela disciplina. As estratégias pedagógicas inclusivas e motivadas foram fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e valorização da aprendizagem