O presente artigo tem por objetivo relacionar o ensino de língua portuguesa às práticas sociais de leitura e escrita, passando, assim, pelos conceitos de letramento e multiletramentos, bem como pela utilização das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) enquanto ferramentas para se atingir tal objetivo. Ainda em se tratando do uso das TICs, será levada em consideração a importância dos textos multimodais e hipertextos no processo de abastecer o aluno com repertório capaz de ser usado no momento da transformação da informação em conhecimento. Além disso, será reforçada, ainda, a noção de como a apropriação dos recursos digitais disponíveis pode atuar na metamorfose do aluno de mero receptor de conhecimento para produtor dele. Desse modo, pretende-se destacar o potencial das TICs em divulgar uma pluralidade de discursos, inclusive, o de grupos que não pertencem às camadas dominantes da sociedade. O artigo apresenta e analisa ainda duas atividades aplicadas em turmas de 6º e 8º anos da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, em Petrópolis - RJ. Nas turmas de 6º ano foi criado um jornal digital a partir de notícias produzidas pelos alunos e posteriormente divulgadas no padlet. Já nas turmas de 8º ano, foram criados podcasts a partir da leitura de um trecho de “Admirável mundo novo”, romance de Aldous Huxley, nos quais os alunos relacionavam a leitura com diversas áreas do conhecimento.