A temática deste estudo tem como proposta investigar o uso das Histórias em Quadrinhos, como suporte didático e multidisciplinar, no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, na Rede Municipal de Educação de Uberaba, numa perspetiva histórico-cultural, como objetivo de analisar em quais subsídios teórico-metodológicos se ancoram essa prática pedagógica. Com isso, entender o quanto é atraente para o público infantil, o universo da leitura com as suas variações de imagens e cores distintas, elas causam naquele que deseja dar início a prática de leitura uma antecipação em antepor as ideias que as imagens representam. Para isso, requer do professor, o uso deste recurso para acrescentar no processo de alfabetização e letramento desta fase inicial do aprendizado nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, mais se deixando questionar que prática pode ser incrementada e aplicada com esse público que creia em nosso contexto escolar? O que é motivador para esta pesquisa é entender que o desenvolvimento de um futuro leitor, passa pelo encantamento inicial desta prática, a descoberta da alfabetização e do letramento na fase inicial do ensino fundamental. Sabemos também que temos vários relatos de profissionais da área da educação, que já vem com o desafio de querer recuperar o tempo perdido, no período em que essas crianças tiveram o ensino remoto, pois sabemos que nem tudo ocorreu da melhor maneira possível para que tivessem o mesmo aprendizado.