Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, COM BASE NO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO – AL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100176
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7293
    "inscrito_id" => 22066
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, COM BASE NO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO – AL"
    "resumo" => "Neste artigo objetivou-se relatar a experiência consolidada com os docentes da rede municipal de ensino de Rio Largo – AL através do programa de formação continuada, cujo suporte pedagógico vem sendo ofertado pelo programa Criança Alfabetizada. A Secretaria Municipal de Educação em sistema de colaboração com o estado e a união através do programa Criança Alfabetizada uniu esforços para melhorar a qualidade da alfabetização das crianças da rede. Reconhecendo a importância do apoio e capacitação dos docentes nesse processo, estão sendo realizadas formações continuadas específicas para os professores que atuam no 2º ano do Ensino Fundamental I. A formação tem como objetivo principal fortalecer as práticas de ensino da leitura e escrita, bem como o desenvolvimento das habilidades de alfabetização nessa etapa crucial da educação básica. Através de uma abordagem teórico-prática, os docentes foram capacitados em estratégias eficazes de ensino da alfabetização, incluindo métodos de leitura, escrita e compreensão de textos adequados ao nível de desenvolvimento das crianças. O programa "Criança Alfabetizada" proporcionou aos docentes acesso a materiais didáticos atualizados e recursos pedagógicos específicos para o processo de alfabetização. A relevância desta iniciativa se expressa no recente lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa que aprofunda ainda mais as ações voltadas para a alfabetização neste sistema de colaboração previsto na LDB. O embasamento teórico do presente artigo teve discussões com base em Libâneo (2004), Freitas (1992), Placco (2000), entre outros que contribuem com as reflexões partilhadas. Esse relato de experiência demonstra o compromisso do município de Rio Largo - AL com a qualidade da educação, investindo na formação e capacitação de seus docentes como um meio de promover a alfabetização adequada das crianças e melhorar seus resultados educacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID22066_TB7293_20062023224738.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDAVYD VIEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SANDAVYD VIEIRA"
    "autor_email" => "sandavyd.lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100176
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7293
    "inscrito_id" => 22066
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, COM BASE NO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO – AL"
    "resumo" => "Neste artigo objetivou-se relatar a experiência consolidada com os docentes da rede municipal de ensino de Rio Largo – AL através do programa de formação continuada, cujo suporte pedagógico vem sendo ofertado pelo programa Criança Alfabetizada. A Secretaria Municipal de Educação em sistema de colaboração com o estado e a união através do programa Criança Alfabetizada uniu esforços para melhorar a qualidade da alfabetização das crianças da rede. Reconhecendo a importância do apoio e capacitação dos docentes nesse processo, estão sendo realizadas formações continuadas específicas para os professores que atuam no 2º ano do Ensino Fundamental I. A formação tem como objetivo principal fortalecer as práticas de ensino da leitura e escrita, bem como o desenvolvimento das habilidades de alfabetização nessa etapa crucial da educação básica. Através de uma abordagem teórico-prática, os docentes foram capacitados em estratégias eficazes de ensino da alfabetização, incluindo métodos de leitura, escrita e compreensão de textos adequados ao nível de desenvolvimento das crianças. O programa "Criança Alfabetizada" proporcionou aos docentes acesso a materiais didáticos atualizados e recursos pedagógicos específicos para o processo de alfabetização. A relevância desta iniciativa se expressa no recente lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa que aprofunda ainda mais as ações voltadas para a alfabetização neste sistema de colaboração previsto na LDB. O embasamento teórico do presente artigo teve discussões com base em Libâneo (2004), Freitas (1992), Placco (2000), entre outros que contribuem com as reflexões partilhadas. Esse relato de experiência demonstra o compromisso do município de Rio Largo - AL com a qualidade da educação, investindo na formação e capacitação de seus docentes como um meio de promover a alfabetização adequada das crianças e melhorar seus resultados educacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID22066_TB7293_20062023224738.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDAVYD VIEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SANDAVYD VIEIRA"
    "autor_email" => "sandavyd.lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste artigo objetivou-se relatar a experiência consolidada com os docentes da rede municipal de ensino de Rio Largo – AL através do programa de formação continuada, cujo suporte pedagógico vem sendo ofertado pelo programa Criança Alfabetizada. A Secretaria Municipal de Educação em sistema de colaboração com o estado e a união através do programa Criança Alfabetizada uniu esforços para melhorar a qualidade da alfabetização das crianças da rede. Reconhecendo a importância do apoio e capacitação dos docentes nesse processo, estão sendo realizadas formações continuadas específicas para os professores que atuam no 2º ano do Ensino Fundamental I. A formação tem como objetivo principal fortalecer as práticas de ensino da leitura e escrita, bem como o desenvolvimento das habilidades de alfabetização nessa etapa crucial da educação básica. Através de uma abordagem teórico-prática, os docentes foram capacitados em estratégias eficazes de ensino da alfabetização, incluindo métodos de leitura, escrita e compreensão de textos adequados ao nível de desenvolvimento das crianças. O programa "Criança Alfabetizada" proporcionou aos docentes acesso a materiais didáticos atualizados e recursos pedagógicos específicos para o processo de alfabetização. A relevância desta iniciativa se expressa no recente lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa que aprofunda ainda mais as ações voltadas para a alfabetização neste sistema de colaboração previsto na LDB. O embasamento teórico do presente artigo teve discussões com base em Libâneo (2004), Freitas (1992), Placco (2000), entre outros que contribuem com as reflexões partilhadas. Esse relato de experiência demonstra o compromisso do município de Rio Largo - AL com a qualidade da educação, investindo na formação e capacitação de seus docentes como um meio de promover a alfabetização adequada das crianças e melhorar seus resultados educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.