Neste artigo objetivou-se relatar a experiência consolidada com os docentes da rede municipal de ensino de Rio Largo – AL através do programa de formação continuada, cujo suporte pedagógico vem sendo ofertado pelo programa Criança Alfabetizada. A Secretaria Municipal de Educação em sistema de colaboração com o estado e a união através do programa Criança Alfabetizada uniu esforços para melhorar a qualidade da alfabetização das crianças da rede. Reconhecendo a importância do apoio e capacitação dos docentes nesse processo, estão sendo realizadas formações continuadas específicas para os professores que atuam no 2º ano do Ensino Fundamental I. A formação tem como objetivo principal fortalecer as práticas de ensino da leitura e escrita, bem como o desenvolvimento das habilidades de alfabetização nessa etapa crucial da educação básica. Através de uma abordagem teórico-prática, os docentes foram capacitados em estratégias eficazes de ensino da alfabetização, incluindo métodos de leitura, escrita e compreensão de textos adequados ao nível de desenvolvimento das crianças. O programa "Criança Alfabetizada" proporcionou aos docentes acesso a materiais didáticos atualizados e recursos pedagógicos específicos para o processo de alfabetização. A relevância desta iniciativa se expressa no recente lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa que aprofunda ainda mais as ações voltadas para a alfabetização neste sistema de colaboração previsto na LDB. O embasamento teórico do presente artigo teve discussões com base em Libâneo (2004), Freitas (1992), Placco (2000), entre outros que contribuem com as reflexões partilhadas. Esse relato de experiência demonstra o compromisso do município de Rio Largo - AL com a qualidade da educação, investindo na formação e capacitação de seus docentes como um meio de promover a alfabetização adequada das crianças e melhorar seus resultados educacionais.