Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“ENCANTO” – UMA AMPLIAÇÃO DO OLHAR DOS ALUNOS SOBRE AS PROFISSÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101277
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9017
    "inscrito_id" => 25761
    "titulo" => "“ENCANTO” – UMA AMPLIAÇÃO DO OLHAR DOS ALUNOS SOBRE AS PROFISSÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "O processo de escolha profissional tem grande importância na vida do ser humano, uma vez que será por meio dele que o indivíduo decidirá o que fazer profissionalmente durante sua vida. É comum ao longo desse caminho surgir dúvidas na hora de escolher que profissão seguir, por isso é importante conhecer a diversidade de profissões e desenvolver estratégias que auxiliem no autoconhecimento, identificando seus valores pessoais e suas habilidades. Nesse sentido, o presente trabalho, fruto da culminância do Itinerário Formativo “Projeto Integrador”, desenvolvido pelos alunos do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola de tempo integral do sertão alagoano, teve por objetivo principal alimentar e ampliar a visão dos alunos da comunidade escolar quanto às diversas possibilidades profissionais que eles podem seguir ao fim da sua educação básica, assim como, combater o problema da evasão escolar. A metodologia empregada caracteriza-se por ser do tipo descritiva qualitativa (GIL, 2008), e se deu por meio de oficinas realizadas no decorrer de 6 (seis) meses. A fundamentação teórica se deu pelos estudos de (SAVIANI, 2003), (FREITAS, 2002), (ALMEIDA; PINHO, 2008), dentre outros. Através das intervenções realizadas pelo projeto, foi possível identificar que o mesmo pôde contribuir no processo de autoconhecimento desses alunos, ampliando sua visão quanto aos diferentes tipos de profissões existentes, assim como trouxe autonomia aos alunos na construção de sua aprendizagem a medida em que foram realizadas as oficinas, tornando-os protagonistas e agentes ativos no seu projeto de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25761_TB9017_21082023222552.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEVSON ADIRLAN DE ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLEVSON ADIRLAN"
    "autor_email" => "clevson.adirlan@professor"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS (FESL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101277
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9017
    "inscrito_id" => 25761
    "titulo" => "“ENCANTO” – UMA AMPLIAÇÃO DO OLHAR DOS ALUNOS SOBRE AS PROFISSÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "O processo de escolha profissional tem grande importância na vida do ser humano, uma vez que será por meio dele que o indivíduo decidirá o que fazer profissionalmente durante sua vida. É comum ao longo desse caminho surgir dúvidas na hora de escolher que profissão seguir, por isso é importante conhecer a diversidade de profissões e desenvolver estratégias que auxiliem no autoconhecimento, identificando seus valores pessoais e suas habilidades. Nesse sentido, o presente trabalho, fruto da culminância do Itinerário Formativo “Projeto Integrador”, desenvolvido pelos alunos do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola de tempo integral do sertão alagoano, teve por objetivo principal alimentar e ampliar a visão dos alunos da comunidade escolar quanto às diversas possibilidades profissionais que eles podem seguir ao fim da sua educação básica, assim como, combater o problema da evasão escolar. A metodologia empregada caracteriza-se por ser do tipo descritiva qualitativa (GIL, 2008), e se deu por meio de oficinas realizadas no decorrer de 6 (seis) meses. A fundamentação teórica se deu pelos estudos de (SAVIANI, 2003), (FREITAS, 2002), (ALMEIDA; PINHO, 2008), dentre outros. Através das intervenções realizadas pelo projeto, foi possível identificar que o mesmo pôde contribuir no processo de autoconhecimento desses alunos, ampliando sua visão quanto aos diferentes tipos de profissões existentes, assim como trouxe autonomia aos alunos na construção de sua aprendizagem a medida em que foram realizadas as oficinas, tornando-os protagonistas e agentes ativos no seu projeto de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25761_TB9017_21082023222552.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEVSON ADIRLAN DE ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLEVSON ADIRLAN"
    "autor_email" => "clevson.adirlan@professor"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS (FESL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O processo de escolha profissional tem grande importância na vida do ser humano, uma vez que será por meio dele que o indivíduo decidirá o que fazer profissionalmente durante sua vida. É comum ao longo desse caminho surgir dúvidas na hora de escolher que profissão seguir, por isso é importante conhecer a diversidade de profissões e desenvolver estratégias que auxiliem no autoconhecimento, identificando seus valores pessoais e suas habilidades. Nesse sentido, o presente trabalho, fruto da culminância do Itinerário Formativo “Projeto Integrador”, desenvolvido pelos alunos do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola de tempo integral do sertão alagoano, teve por objetivo principal alimentar e ampliar a visão dos alunos da comunidade escolar quanto às diversas possibilidades profissionais que eles podem seguir ao fim da sua educação básica, assim como, combater o problema da evasão escolar. A metodologia empregada caracteriza-se por ser do tipo descritiva qualitativa (GIL, 2008), e se deu por meio de oficinas realizadas no decorrer de 6 (seis) meses. A fundamentação teórica se deu pelos estudos de (SAVIANI, 2003), (FREITAS, 2002), (ALMEIDA; PINHO, 2008), dentre outros. Através das intervenções realizadas pelo projeto, foi possível identificar que o mesmo pôde contribuir no processo de autoconhecimento desses alunos, ampliando sua visão quanto aos diferentes tipos de profissões existentes, assim como trouxe autonomia aos alunos na construção de sua aprendizagem a medida em que foram realizadas as oficinas, tornando-os protagonistas e agentes ativos no seu projeto de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.