A Química tem papel relevante na sociedade, visto que está presente no dia a dia das pessoas, nas indústrias, em casa, e no próprio corpo e etc. Logo, a formação efetiva dos discentes possibilita a aplicação de conhecimentos advindos da escola, em suas vidas, possibilitando a compreensão e reflexão de fenômenos presentes no dia a dia, de modo a conseguir intervir no meio em que vive e modificar sua realidade. No entanto, o ensino de Química ainda é caracterizado por um ensino tradicional centrado no professor e no repasse/memorização de informações. E neste contexto, é de suma importância que o docente consiga desenvolver práticas educativas e metodologias eficazes que não somente proporcione o repasse de informações, mas um ensino de qualidade e significativo, uma prática pedagógica que viabiliza a humanização, gestada na historia dos sujeitos em que o professor(a) e os estudantes, juntos, façam parte do ato de conhecer. Neste sentido, foi elaborado e aplicado uma atividade lúdica, com utilização de balões, abordando o estudo das ligações químicas, buscando auxiliar os discentes no entendimento acerca das interações moleculares necessárias aos átomos para que as ligações químicas sejam efetivadas. Esse trabalho foi desenvolvido em uma escola de ensino médio na cidade de Sobral - CE. E deste modo, a utilização do lúdico no ensino de ligações químicas permite uma melhor interpretação de conceitos e possibilitando a compreensão mais ampla sobre do tema e um processo de ensino-aprendizagem mais diversificada, interativa e significativa, pois a brincadeira exerce um papel fundamental na construção do saber na medida em que instiga e motiva o aprendizado.