O presente artigo tem como foco uma discussão teórica sobre a abordagem do gênero charge na sala de aula, no contexto de ensino reflexivo e discursivo da Língua Portuguesa a partir da Análise do Discurso (AD) de orientação francesa considerando duas categorias de análise: o sujeito discursivo e as condições de produção do discurso. A proposta parte da problemática: O que fazer para o aluno tornar-se um leitor crítico de charges? Como objetivo geral: analisar a importância da charge na sala de aula numa perspectiva discursiva para a formação de alunos críticos e reflexivos. E específicos: realizar uma discussão com charges sobre os índios Yanomami tomando por base o sujeito social e as condições de produção do discurso; propor uma atividade discursiva com uso de charges e como metodologia, discorrer teoricamente sobre os conceitos da AD utilizando a charge como objeto de ensino, finalizando com a discussão dos resultados. E, com o arcabouço teórico de Orlandi (2014), Fernandes (2007), Pecheux (1988), Cardoso (2014), dentre outros, discutiremos acerca dos estudos discursivos.