Este trabalho traz uma proposta de prática educativa inovadora por meio da metodologia da Tertúlia Pedagógica Dialógica, com foco na formação continuada de professores e professoras da rede pública na educação básica. Visando contribuir para a construção cada vez mais equânime dos conhecimentos docentes, a fim de aprimorar e aflorar discussões sobre temáticas relevantes para o trabalho em sala de aula diante da pluralidade de ideias e vivências de diversos contextos, a presente pesquisa busca propiciar também a ampliação da visão crítica enquanto sujeitos inacabados frente às constantes mudanças que ocorrem no mundo. Sendo, portanto, um estudo de natureza aplicada, cujos procedimentos técnicos têm bases na pesquisa bibliográfica, documental, experimental e participante. Rodas de conversa com docentes, observação das discussões, círculos de leitura e entrevistas, serão critérios e instrumentos de coletas de dados, objetivando a realização da intervenção sugerida. De caráter qualitativo e descritivo, a proposta sugere a aprendizagem dialógica como uma oportunidade para o aperfeiçoamento de habilidades comunicativas, necessárias ao pleno desenvolvimento de docentes e discentes, proporcionando, assim, um ambiente escolar pautado não só na igualdade, mas na equidade da qual a educação precisa para se firmar e se mostrar a cada dia como a principal ferramenta capaz de transformar vidas. Desta forma, enfatizando a importância da formação continuada de docentes por meio de estudos coletivos e dialógicos, este trabalho contribuirá para o crescimento pessoal e profissional do sujeito educador, bem como com o fortalecimento das inúmeras aprendizagens que alicerçam o ambiente pedagógico.