AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: UM OLHAR SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA NO IFCE
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A elaboração deste artigo foi proposta como atividade da disciplina Indicadores Sociais e Estatística Aplicada nas Ciências Humanas, integrante do Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como objetivo principal discutir o processo de avaliação de políticas públicas, neste caso específico, a avaliação da política de formação de professores na modalidade à distância no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), proposta no projeto de pesquisa submetido no referido curso. Sobre a metodologia da pesquisa, esta realizou-se de acordo com uma abordagem qualitativa e utilizou-se como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica. No decorrer do texto aborda-se a importância de se avaliar as políticas públicas, fazendo um breve resgate histórico sobre o assunto e apresenta-se a fundamentação teórica do texto. Na sequência expõe-se a avaliação da política de formação de professores mencionada, e descreve-se uma síntese do citado projeto de pesquisa. Contribuíram com a fundamentação teórica desta pesquisa, principalmente os autores: Flexor e Leite (2006), Januzzi (2002), Costa e Castanhar (2004) e Worthen (2004). Conclui-se no que se refere a avaliação do projeto de pesquisa em foco, que o estudo proposto contribuiu para a melhoria da análise do desempenho da política, da metodologia da pesquisa, e dos parâmetros de avaliação, colaborando para a posterior escrita da dissertação. A avaliação formal de programas educacionais, ainda está amadurecendo como campo, podendo ser considerada ainda como fenômeno recente. Avaliar políticas públicas não é algo fácil de se realizar, entretanto extremamente necessária sua efetivação, buscando-se maior proficuidade das aplicações governamentais, tornando-se imprescindível a sua importância no cenário socioeconômico e político brasileiro." 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