SANTOS, Maria Emília Bezerra Dos et al.. Educação e tecnologia: um olhar pedagógico. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95820>. Acesso em: 23/12/2024 02:35
Sabemos que as discussões sobre o uso da tecnologia em sala de aula não é algo atual nem inédito para comunidade acadêmica, muitas são as pesquisas e as bibliografias que tratam desse tema. Durante a pandemia mundial sofrida em 2020, a escola teve a necessidade circunstancial de oferecer aulas remotas e demais métodos, com a utilização de recursos tecnológicos. Percebemos e vivenciamos na prática o quanto nossas escolas e professores ainda não estavam preparados para o uso exclusivo desses aparatos. Portanto, buscamos refletir teoricamente sobre a importância do uso da tecnologia na sala de aula a partir de Moran, Masetto e Behrens (2014), Camargo e Daros (2018), Leite et al (2014). Além disso, foi realizada uma pesquisa com professoras oriundas do ensino público e privado, a fim de identificar se o uso das tecnologias está sendo efetivado atualmente, como elas podem auxiliar a prática docente, se estão tendo facilidade ou dificuldade em fazer esse uso e se realmente esses recursos trazem resultados positivos para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Neste sentido, foi possível perceber que ainda temos um longo caminho a percorrer no que se refere a utilização de recursos tecnológicos no dia a dia da sala de aula, e a compreensão de que essas ferramentas aguçam ainda mais a curiosidade e estabelecem uma aprendizagem mais prazerosa.