A utilização da gamificação em sala de aula estimula os alunos a buscarem o conhecimento com estratégias e dinâmicas educacionais mais atrativas e lúdicas, tornando os conteúdos interessantes e o professor reforça o seu papel de mediador nessa dinâmica. Ademais, a gamificação contribui positivamente para ampliar a participação dos alunos de forma ativa nas aulas. O objetivo deste estudo foi trabalhar a gamificação na sala de aula com os alunos no encerramento de cada conteúdo, com intuito de analisar a eficácia dessa metodologia em relação aos métodos tradicionais de ensino apresentados pela escola. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da observação participante e de intervenção durante o estágio obrigatório realizado no Colégio Estadual Osvaldo Franco, localizado no município de Araguatins -TO (Bico do Papagaio), em específico nas turmas de 6° ano 1, 7° ano 1 e 8 ano 1 do Ensino Fundamental II, nas aulas de ciências, turno matutino. A partir das intervenções as turmas 6º e 7º ano apresentaram melhores desempenhos e interesse nas aulas com a utilização da gamificação, entretanto a turma do 8º ano demostrou interesse somente quando era utilizado métodos tradicionais.