Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FISIOFACE: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100970
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8595
    "inscrito_id" => 15362
    "titulo" => "FISIOFACE: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA"
    "resumo" => "O Fisioface é um jogo didático que aborda conceitos de fisiologia humana tomando como base a jogabilidade do CaraCara®. É composto por dois tabuleiros e 3 baralhos cada um com uma cor específica (verde, amarelo e azul). Cada baralho tem 15 cartas, sendo 4 hormônios (adrenalina, endorfina, serotonina e dopamina), 6 órgãos (últero, pulmão, rins, coração, bexiga e estômago) e 5 processos (mastigação, movimentos peristálticos, fecundação, digestão e ciclo respiratório). Cada carta contém o nome de um hormônio, órgão ou processo e uma breve descrição para facilitar a formulação de perguntas por parte dos jogadores e para promover o aprendizado, visto que esse jogo pode ser empregado antes de uma aula tradicional. Esse jogo pode ser jogado por duas pessoas ou dois grupos, onde cada um escolhe a cor do baralho e irá dispor em seu tabuleiro de modo que o outro jogador ou equipe não veja as suas cartas. O baralho que sobrar será embaralhado e colocado na mesa de modo que ninguém veja o seu conteúdo. Cada jogador ou equipe tira uma carta do baralho, olha e guarda de modo que o outro não veja. É escolhido quem vai iniciar o jogo, o qual deverá formular uma pergunta cuja resposta seja SIM ou NÃO, por exemplo: a carta que você pegou é um órgão? O vencedor será aquele que descobrir a carta que a equipe adversária tirou primeiro. Esse jogo foi aplicado em turmas de ensino básico e foi observado um grande envolvimento por parte dos alunos, tiveram interesse em participar do jogo formando duplas e mantiveram a atenção nas perguntas realizadas pelas outras equipes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15362_TB8595_08122023092159.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA VARELA DE ARAÚJO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ARAÚJ"
    "autor_email" => "crisaraujocastro@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100970
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8595
    "inscrito_id" => 15362
    "titulo" => "FISIOFACE: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA"
    "resumo" => "O Fisioface é um jogo didático que aborda conceitos de fisiologia humana tomando como base a jogabilidade do CaraCara®. É composto por dois tabuleiros e 3 baralhos cada um com uma cor específica (verde, amarelo e azul). Cada baralho tem 15 cartas, sendo 4 hormônios (adrenalina, endorfina, serotonina e dopamina), 6 órgãos (últero, pulmão, rins, coração, bexiga e estômago) e 5 processos (mastigação, movimentos peristálticos, fecundação, digestão e ciclo respiratório). Cada carta contém o nome de um hormônio, órgão ou processo e uma breve descrição para facilitar a formulação de perguntas por parte dos jogadores e para promover o aprendizado, visto que esse jogo pode ser empregado antes de uma aula tradicional. Esse jogo pode ser jogado por duas pessoas ou dois grupos, onde cada um escolhe a cor do baralho e irá dispor em seu tabuleiro de modo que o outro jogador ou equipe não veja as suas cartas. O baralho que sobrar será embaralhado e colocado na mesa de modo que ninguém veja o seu conteúdo. Cada jogador ou equipe tira uma carta do baralho, olha e guarda de modo que o outro não veja. É escolhido quem vai iniciar o jogo, o qual deverá formular uma pergunta cuja resposta seja SIM ou NÃO, por exemplo: a carta que você pegou é um órgão? O vencedor será aquele que descobrir a carta que a equipe adversária tirou primeiro. Esse jogo foi aplicado em turmas de ensino básico e foi observado um grande envolvimento por parte dos alunos, tiveram interesse em participar do jogo formando duplas e mantiveram a atenção nas perguntas realizadas pelas outras equipes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15362_TB8595_08122023092159.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA VARELA DE ARAÚJO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ARAÚJ"
    "autor_email" => "crisaraujocastro@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Fisioface é um jogo didático que aborda conceitos de fisiologia humana tomando como base a jogabilidade do CaraCara®. É composto por dois tabuleiros e 3 baralhos cada um com uma cor específica (verde, amarelo e azul). Cada baralho tem 15 cartas, sendo 4 hormônios (adrenalina, endorfina, serotonina e dopamina), 6 órgãos (últero, pulmão, rins, coração, bexiga e estômago) e 5 processos (mastigação, movimentos peristálticos, fecundação, digestão e ciclo respiratório). Cada carta contém o nome de um hormônio, órgão ou processo e uma breve descrição para facilitar a formulação de perguntas por parte dos jogadores e para promover o aprendizado, visto que esse jogo pode ser empregado antes de uma aula tradicional. Esse jogo pode ser jogado por duas pessoas ou dois grupos, onde cada um escolhe a cor do baralho e irá dispor em seu tabuleiro de modo que o outro jogador ou equipe não veja as suas cartas. O baralho que sobrar será embaralhado e colocado na mesa de modo que ninguém veja o seu conteúdo. Cada jogador ou equipe tira uma carta do baralho, olha e guarda de modo que o outro não veja. É escolhido quem vai iniciar o jogo, o qual deverá formular uma pergunta cuja resposta seja SIM ou NÃO, por exemplo: a carta que você pegou é um órgão? O vencedor será aquele que descobrir a carta que a equipe adversária tirou primeiro. Esse jogo foi aplicado em turmas de ensino básico e foi observado um grande envolvimento por parte dos alunos, tiveram interesse em participar do jogo formando duplas e mantiveram a atenção nas perguntas realizadas pelas outras equipes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.