FISIOFACE: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100970 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8595 "inscrito_id" => 15362 "titulo" => "FISIOFACE: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA" "resumo" => "O Fisioface é um jogo didático que aborda conceitos de fisiologia humana tomando como base a jogabilidade do CaraCara®. É composto por dois tabuleiros e 3 baralhos cada um com uma cor específica (verde, amarelo e azul). Cada baralho tem 15 cartas, sendo 4 hormônios (adrenalina, endorfina, serotonina e dopamina), 6 órgãos (últero, pulmão, rins, coração, bexiga e estômago) e 5 processos (mastigação, movimentos peristálticos, fecundação, digestão e ciclo respiratório). Cada carta contém o nome de um hormônio, órgão ou processo e uma breve descrição para facilitar a formulação de perguntas por parte dos jogadores e para promover o aprendizado, visto que esse jogo pode ser empregado antes de uma aula tradicional. Esse jogo pode ser jogado por duas pessoas ou dois grupos, onde cada um escolhe a cor do baralho e irá dispor em seu tabuleiro de modo que o outro jogador ou equipe não veja as suas cartas. O baralho que sobrar será embaralhado e colocado na mesa de modo que ninguém veja o seu conteúdo. Cada jogador ou equipe tira uma carta do baralho, olha e guarda de modo que o outro não veja. É escolhido quem vai iniciar o jogo, o qual deverá formular uma pergunta cuja resposta seja SIM ou NÃO, por exemplo: a carta que você pegou é um órgão? O vencedor será aquele que descobrir a carta que a equipe adversária tirou primeiro. Esse jogo foi aplicado em turmas de ensino básico e foi observado um grande envolvimento por parte dos alunos, tiveram interesse em participar do jogo formando duplas e mantiveram a atenção nas perguntas realizadas pelas outras equipes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15362_TB8595_08122023092159.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA VARELA DE ARAÚJO DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ARAÚJ" "autor_email" => "crisaraujocastro@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100970 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8595 "inscrito_id" => 15362 "titulo" => "FISIOFACE: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA" "resumo" => "O Fisioface é um jogo didático que aborda conceitos de fisiologia humana tomando como base a jogabilidade do CaraCara®. É composto por dois tabuleiros e 3 baralhos cada um com uma cor específica (verde, amarelo e azul). Cada baralho tem 15 cartas, sendo 4 hormônios (adrenalina, endorfina, serotonina e dopamina), 6 órgãos (últero, pulmão, rins, coração, bexiga e estômago) e 5 processos (mastigação, movimentos peristálticos, fecundação, digestão e ciclo respiratório). Cada carta contém o nome de um hormônio, órgão ou processo e uma breve descrição para facilitar a formulação de perguntas por parte dos jogadores e para promover o aprendizado, visto que esse jogo pode ser empregado antes de uma aula tradicional. Esse jogo pode ser jogado por duas pessoas ou dois grupos, onde cada um escolhe a cor do baralho e irá dispor em seu tabuleiro de modo que o outro jogador ou equipe não veja as suas cartas. O baralho que sobrar será embaralhado e colocado na mesa de modo que ninguém veja o seu conteúdo. Cada jogador ou equipe tira uma carta do baralho, olha e guarda de modo que o outro não veja. É escolhido quem vai iniciar o jogo, o qual deverá formular uma pergunta cuja resposta seja SIM ou NÃO, por exemplo: a carta que você pegou é um órgão? O vencedor será aquele que descobrir a carta que a equipe adversária tirou primeiro. Esse jogo foi aplicado em turmas de ensino básico e foi observado um grande envolvimento por parte dos alunos, tiveram interesse em participar do jogo formando duplas e mantiveram a atenção nas perguntas realizadas pelas outras equipes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15362_TB8595_08122023092159.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA VARELA DE ARAÚJO DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ARAÚJ" "autor_email" => "crisaraujocastro@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }