A aquisição da Língua Portuguesa como L2 para os alunos surdos é de suma importância para sua aprendizagem, bem como, para a inclusão dos mesmos em sala de aula e na vida social. Nosso objetivo é identificar, quais os desafios que as pessoas surdas atravessam no processo de aquisição da Língua Portuguesa e quais as possibilidades para um melhor aprendizado dessas línguas. Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, onde foram pesquisados livros, artigos, dissertações, como embasamento teórico, buscamos referências em: Quadros e Schmiedt, (2006); Avelar e Freitas, (2016); Fernandes, (2004, 2006); Schmitz, (2014); Ferreira, (2003); Silva, Souza, (2016,); M. D. Lima, (2014); Stumpf, (2009); Pereira, (2004), onde os mesmos, nos proporcionam uma reflexão sobre as dificuldades encontradas na aprendizagem da Língua Portuguesa pelos educandos surdos, sendo esses estudos fundamentais, para um melhor encadeamento no processo de ensino aprendizagem dessa língua. Evidencia-se a necessidade profissional de buscar compreender as peculiaridades na língua de sinais, uma vez que, as dificuldades que estão presentes no contexto de ensino e instrução desse público, logo, a sua escrita, tal como, outras habilidades se dão de forma inteiramente diferente, isso porque a aquisição da língua portuguesa para o surdo se dar através da modalidade escrita. Podemos afirmar que as adversidades da leitura e escrita se dão em função da aquisição tardia linguística. Além disso, é indispensável considerar que o meio social não proporciona interação a essas pessoas, dessa forma, o seu primeiro contato com a Libras quase sempre ocorre na instituição escolar.