A importância do pedagogo vem crescendo ao longo dos anos em instituições escolares e não escolares, dentre as quais, destacam-se a pedagogia militar, que é um ensino voltado para as ciências militares com visões, doutrinas, métodos e treinamentos específicos dos militares. Este processo de ensino acontece nos Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP), onde cabe ao pedagogo planejar e coordenar os estágios de adaptação para os novos militares que adentrarem a Força Aérea Brasileira (FAB). Contudo, pouco se sabe e entende sobre essa atuação, uma vez que esse pedagogo é oriundo do meio civil e não lhe é ensinado, na graduação, sua formação de base, como conduzir as práticas pedagógicas em ambientes militares. Diante do exposto, surgiram as seguintes indagações: Quais as atividades desenvolvidas pelo pedagogo no SEREP? E qual a relação da pedagogia com a pedagogia militar? Para contestar estes questionamentos, partiu-se das teorias que abordam a pedagogia em si, particularizando para as aplicações militares, entendendo-se que a prática da pedagogia militar é feita pelo oficial pedagogo no SEREP. Dentre os SEREP existentes, escolheu-se o de Recife como estudo de caso. Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar as diversas atuações do pedagogo na formação de militares temporários para FAB, bem como compreender a pedagogia militar. Trata-se de uma pesquisa indutiva e exploratória, que utilizou os métodos comparativo e do estudo de caso. Dentre os resultados, identificou-se que a atuação do pedagogo ocorre em atividades diversificadas e bem diferentes do que lhe foram ensinado na graduação, visto que os currículos de pedagogia não retratam o ensino militar realizados nos quartéis. Outro ponto verificado foi que a pedagogia militar ainda é incipiente e carece de maior exploração por parte da academia, visando compreender como as práticas pedagógicas se aplicam ou não à formação de militares.