A inclusão diz respeito à valorização do ser humano em sua peculiaridade, respeitando as diferenças, examinando a intercalação social das pessoas e o desempenho global da cidadania. Cogitar sobre a educação inclusiva remete ao questionamento de como a formação inicial e continuada dos professores são realizadas na ação educativa na perspectiva das intervenções pedagógicas, pois favorece a educação inclusiva. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa busca-se analisar os desafios e expectativas da formação dos professores do atendimento educacional especializado-AEE. Quanto ao processo investigativo da pesquisa foi realizado por uma abordagem qualitativa e quantitativa com procedimentos metodológicos bibliográfico, documental e de campo, utilizando como instrumento um questionário, com objetivo exploratório descritivo em gráficos e quadros. O resultado da pesquisa aponta-se que foi possível perceber que os professores possuem conhecimentos adquiridos principalmente através da experiência ao longo da carreira profissional. Durante a formação inicial e palestras ofertadas pelo município, afirmam que os conhecimentos ainda não são suficientes para que eles atuem de forma segura e proporcionem o melhor desempenho aos alunos com deficiência ou transtornos. Entretanto, buscam com as experiências diárias se aprimorarem em suas práticas pedagógicas nas intervenções cotidianas de acordo com a singularidade de cada estudante diante de cada atendimento individual com o aluno na sala de recursos multifuncionais.