Esse trabalho se refere a um estudo inicial acerca do processo de ensino e aprendizagem da Matemática diante do contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) relacionado aos educandos que são agricultores na Região Potengi, com uso do arcabouço da Etnomatemática como proposta metodológica de ensino. Tal levantamento bibliográfico se configura como um primeiro recorte de estudo a explorar a correlação entre os conhecimentos advindos da prática da agricultura familiar praticadas por esses educandos, bem como a compreensão acerca da matemática vivenciada no âmbito escolar. Neste sentido, tem-se por objetivo identificar os conhecimentos matemáticos que emergem de suas atividades laborais na agricultura. A investigação se baseia em escolas que ofertam a modalidade de ensino no município de São Paulo do Potengi/RN, nas proximidades do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Dessa forma, como contributo, espera-se que o estudo possa oportunizar o entendimento da Etnomatemática como aspecto que mobilize a relação entre o saber prático e o saber escolar, de modo a valorizar os conhecimentos da agricultura em um diálogo com os conceitos matemáticos da sala de aula.