A expansão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) têm afetado intensamente a prática e a identidade docente. Isso porque esse profissional tem sentido a necessidade quase obrigatória de desenvolver competências específicas direcionadas ao meio digital: as competências digitais. Partindo deste aspecto, foi elaborado um curso presencial na Faculdade de Ciências da Educação na Universidade de Cádiz, na cidade de Cádiz, Espanha, aplicado em estudantes do mestrado e doutorado. Devido a abrangência e atualidade do tema e inspirados no curso realizado, os autores elaboraram esse artigo a partir de um olhar qualitativo, com os seguintes objetivos: conhecer situações de concretização de uso das TDICs nos processos educacionais nos contextos do Brasil, Marrocos e Espanha; refletir sobre seus efeitos na identidade profissional docente. As evidências oriundas das discussões emergidas entre os participantes e os desenvolvedores do curso apontam que há bastante tempo as incertezas formam parte da profissão docente, mas que se acentuaram com a virtualização acelerada do ensino no período de pandemia, provocando-lhes inquietudes sobre sua própria função na sociedade. Considerou-se como alternativa para dirimir o mal-estar docente da atualidade, políticas educacionais que estejam aliadas às suas reais necessidades no que tange sua relação com as tecnologias e aos contextos locais.