A BOCHA PARALÍMPICA E AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA MODALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99150 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5933 "inscrito_id" => 19854 "titulo" => "A BOCHA PARALÍMPICA E AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA MODALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A bocha paralímpica é uma modalidade praticada por pessoas com paralisia cerebral severa, pode ser praticada por indivíduos de diferentes faixa etária e gêneros. Além de possibilitar práticas competitivas e atividades recreativas no ambiente escolar, permite aos alunos a vivência do esporte adaptado como unidade temática nas aulas de educação física. O presente estudo buscou apresentar possíveis contribuições dessa prática dentro das escolas, mais especificamente nas aulas de educação física. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, o qual mostrou benefícios relacionados ao desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e ainda, nos aspectos sociais e de inclusão. Os trabalhos apontam que esse esporte está crescendo mundialmente e que as suas contribuições para os envolvidos com a modalidade é de caráter significativo na construção de um ambiente escolar para todos, possibilitando a ação reflexiva sobre os direitos da pessoa com deficiência no espaço educacional e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19854_TB5933_17102023184927.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARIA DOS SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "ALINE SOARES" "autor_email" => "asmodafitness765@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99150 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5933 "inscrito_id" => 19854 "titulo" => "A BOCHA PARALÍMPICA E AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA MODALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A bocha paralímpica é uma modalidade praticada por pessoas com paralisia cerebral severa, pode ser praticada por indivíduos de diferentes faixa etária e gêneros. Além de possibilitar práticas competitivas e atividades recreativas no ambiente escolar, permite aos alunos a vivência do esporte adaptado como unidade temática nas aulas de educação física. O presente estudo buscou apresentar possíveis contribuições dessa prática dentro das escolas, mais especificamente nas aulas de educação física. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, o qual mostrou benefícios relacionados ao desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e ainda, nos aspectos sociais e de inclusão. Os trabalhos apontam que esse esporte está crescendo mundialmente e que as suas contribuições para os envolvidos com a modalidade é de caráter significativo na construção de um ambiente escolar para todos, possibilitando a ação reflexiva sobre os direitos da pessoa com deficiência no espaço educacional e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19854_TB5933_17102023184927.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARIA DOS SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "ALINE SOARES" "autor_email" => "asmodafitness765@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }