Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICANDO A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98793
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5466
    "inscrito_id" => 17552
    "titulo" => "APLICANDO A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO"
    "resumo" => "O ensino de biologia aborda temas relacionados à saúde e ao bem-estar da sociedade. Durante o ensino médio, os jovens e adolescentes estão passando por transformações biológicas e emocionais relacionadas à puberdade, despertando o interesse por esse tema. Diante disso, os professores têm elaborado disciplinas eletivas que abordem temas como o funcionamento do sistema reprodutor, adolescência e puberdade, contribuindo assim com a promoção de saúde, planejamento familiar e ao autocuidado. A rotação por estações é uma metodologia ativa que possibilita aos estudantes a abordagem do conteúdo através de estratégias e materiais diversos, tornando a aula mais dinâmica e divertida, pois em cada uma das estações os grupos precisam revisar ou aprender conceitos que serão úteis na resolução dos desafios propostos, tendo que dividir o trabalho entre os componentes da equipe, possibilitando assim a promoção do trabalho em conjunto e o respeito a opinião dos colegas. Essa proposta metodológica foi aplicada na escola estadual Monsenhor Honório na cidade de Pendências/RN, em uma turma de 20 alunos, durante 2 horas aulas e teve como objetivos conhecer os órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino, assim como suas respectivas funções; identificar e compreender as alterações que ocorrem no corpo dos seres humanos a partir da puberdade; e relacionar as mudanças que ocorrem na puberdade sob a ação dos sistemas nervoso e endócrino. As estações foram divididas em Estação A: Investigando a ação do sistema endócrino na puberdade; B: Jogo da puberdade; C: Desenho dos sistemas genitais masculino e feminino para identificar os órgãos; e D: Produção de memes sobre o tema, com um roteiro dos principais temas abordados. Dessa forma os estudantes conseguiram relacionar os conhecimentos prévios com os novos termos e conceitos trabalhados em sala de aula para resolver os problemas propostos em cada estação de forma prática e investigativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17552_TB5466_26092023085545.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINE LESSA RAMOS GONÇALVES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINE"
    "autor_email" => "karoline.lessa@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98793
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5466
    "inscrito_id" => 17552
    "titulo" => "APLICANDO A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO"
    "resumo" => "O ensino de biologia aborda temas relacionados à saúde e ao bem-estar da sociedade. Durante o ensino médio, os jovens e adolescentes estão passando por transformações biológicas e emocionais relacionadas à puberdade, despertando o interesse por esse tema. Diante disso, os professores têm elaborado disciplinas eletivas que abordem temas como o funcionamento do sistema reprodutor, adolescência e puberdade, contribuindo assim com a promoção de saúde, planejamento familiar e ao autocuidado. A rotação por estações é uma metodologia ativa que possibilita aos estudantes a abordagem do conteúdo através de estratégias e materiais diversos, tornando a aula mais dinâmica e divertida, pois em cada uma das estações os grupos precisam revisar ou aprender conceitos que serão úteis na resolução dos desafios propostos, tendo que dividir o trabalho entre os componentes da equipe, possibilitando assim a promoção do trabalho em conjunto e o respeito a opinião dos colegas. Essa proposta metodológica foi aplicada na escola estadual Monsenhor Honório na cidade de Pendências/RN, em uma turma de 20 alunos, durante 2 horas aulas e teve como objetivos conhecer os órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino, assim como suas respectivas funções; identificar e compreender as alterações que ocorrem no corpo dos seres humanos a partir da puberdade; e relacionar as mudanças que ocorrem na puberdade sob a ação dos sistemas nervoso e endócrino. As estações foram divididas em Estação A: Investigando a ação do sistema endócrino na puberdade; B: Jogo da puberdade; C: Desenho dos sistemas genitais masculino e feminino para identificar os órgãos; e D: Produção de memes sobre o tema, com um roteiro dos principais temas abordados. Dessa forma os estudantes conseguiram relacionar os conhecimentos prévios com os novos termos e conceitos trabalhados em sala de aula para resolver os problemas propostos em cada estação de forma prática e investigativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17552_TB5466_26092023085545.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINE LESSA RAMOS GONÇALVES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINE"
    "autor_email" => "karoline.lessa@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de biologia aborda temas relacionados à saúde e ao bem-estar da sociedade. Durante o ensino médio, os jovens e adolescentes estão passando por transformações biológicas e emocionais relacionadas à puberdade, despertando o interesse por esse tema. Diante disso, os professores têm elaborado disciplinas eletivas que abordem temas como o funcionamento do sistema reprodutor, adolescência e puberdade, contribuindo assim com a promoção de saúde, planejamento familiar e ao autocuidado. A rotação por estações é uma metodologia ativa que possibilita aos estudantes a abordagem do conteúdo através de estratégias e materiais diversos, tornando a aula mais dinâmica e divertida, pois em cada uma das estações os grupos precisam revisar ou aprender conceitos que serão úteis na resolução dos desafios propostos, tendo que dividir o trabalho entre os componentes da equipe, possibilitando assim a promoção do trabalho em conjunto e o respeito a opinião dos colegas. Essa proposta metodológica foi aplicada na escola estadual Monsenhor Honório na cidade de Pendências/RN, em uma turma de 20 alunos, durante 2 horas aulas e teve como objetivos conhecer os órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino, assim como suas respectivas funções; identificar e compreender as alterações que ocorrem no corpo dos seres humanos a partir da puberdade; e relacionar as mudanças que ocorrem na puberdade sob a ação dos sistemas nervoso e endócrino. As estações foram divididas em Estação A: Investigando a ação do sistema endócrino na puberdade; B: Jogo da puberdade; C: Desenho dos sistemas genitais masculino e feminino para identificar os órgãos; e D: Produção de memes sobre o tema, com um roteiro dos principais temas abordados. Dessa forma os estudantes conseguiram relacionar os conhecimentos prévios com os novos termos e conceitos trabalhados em sala de aula para resolver os problemas propostos em cada estação de forma prática e investigativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.