O ensino de biologia aborda temas relacionados à saúde e ao bem-estar da sociedade. Durante o ensino médio, os jovens e adolescentes estão passando por transformações biológicas e emocionais relacionadas à puberdade, despertando o interesse por esse tema. Diante disso, os professores têm elaborado disciplinas eletivas que abordem temas como o funcionamento do sistema reprodutor, adolescência e puberdade, contribuindo assim com a promoção de saúde, planejamento familiar e ao autocuidado. A rotação por estações é uma metodologia ativa que possibilita aos estudantes a abordagem do conteúdo através de estratégias e materiais diversos, tornando a aula mais dinâmica e divertida, pois em cada uma das estações os grupos precisam revisar ou aprender conceitos que serão úteis na resolução dos desafios propostos, tendo que dividir o trabalho entre os componentes da equipe, possibilitando assim a promoção do trabalho em conjunto e o respeito a opinião dos colegas. Essa proposta metodológica foi aplicada na escola estadual Monsenhor Honório na cidade de Pendências/RN, em uma turma de 20 alunos, durante 2 horas aulas e teve como objetivos conhecer os órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino, assim como suas respectivas funções; identificar e compreender as alterações que ocorrem no corpo dos seres humanos a partir da puberdade; e relacionar as mudanças que ocorrem na puberdade sob a ação dos sistemas nervoso e endócrino. As estações foram divididas em Estação A: Investigando a ação do sistema endócrino na puberdade; B: Jogo da puberdade; C: Desenho dos sistemas genitais masculino e feminino para identificar os órgãos; e D: Produção de memes sobre o tema, com um roteiro dos principais temas abordados. Dessa forma os estudantes conseguiram relacionar os conhecimentos prévios com os novos termos e conceitos trabalhados em sala de aula para resolver os problemas propostos em cada estação de forma prática e investigativa.