Na busca em conhecer os processos educacionais e de ensino na contemporaneidade do espaço escolar, o presente estudo busca analisar as práticas e métodos pedagógicos dos professores no processo de ensino–aprendizagem no Ensino Fundamental, bem como os desafios enfrentados pelo professor nesse processo cotidianamente. Neste senso, alertamos que esse tema respalda a importância do desempenho no planejamento do professor quanto a evolução dos alunos. Na sequência, esta investigação trata de conhecer melhor as diversas práticas pedagógicas no contexto escolar e, para este fim, foi necessário um diálogo com conceitos e autores por meio de uma revisão bibliográfica, dentre eles podemos destacar SANT’ANA (1986), Libâneo (1990), Dalmás (1994), Freire (1996), Zabala (1998), Rangel (2003), Martinsi (2008), Costa (2014), Gasparin (2014) e Da Silva (2016). Ademais, relacionamos também um dos desafios enfrentados pelos professores na contemporaneidade da conjuntura escolar – o universo tecnológico – de modo que, entendemos ser necessário uma busca por maneiras de lidar e se adequar com essa nova realidade. Portanto, aludimos que este trabalho é apenas um início para uma reflexão acerca dos desafios das práticas e métodos pedagógicos no contexto educacional do ambiente escolar, sendo necessário difundir mais pesquisas sobre o tema no âmbito educacional e científico.