Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS E A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EAD: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96013
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1791
    "inscrito_id" => 4936
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EAD: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Quando refletimos sobre as possibilidades de ensino-aprendizagem e métodos de construção do conhecimento, percebemos a facilidade de poder inovar na sala de aula. As metodologias ativas são um exemplo dessa abertura educacional e promoção de um ensino baseado na ação do educando. Mas, e quando estamos lidando com a modalidade de ensino à distância, como desenvolver a metodologia ativa? É inquestionável que as tecnologias da informação e comunicação facilitaram o acesso ao ensino superior por meio da EAD, mas quais são as dificuldades do trabalho docente no ensino superior à distância? Como é possível desenvolver a inovação em sala de aula quando existem barreiras na prática docente no âmbito estrutural e didático? Este artigo busca compreender o processo de atuação do docente do ensino superior na modalidade EAD e a aplicação da metodologia ativa PBL - Problem Based Learning como atividade avaliativa de alunos do segundo período do curso de Pedagogia da Faculdade Rebouças de Campina Grande. Busca-se entender a eficácia da aprendizagem baseada em problema no desenvolvimento cognitivo dos alunos e os desafios da relação à distância para construção do projeto. A pesquisa, de cunho qualitativo, usou como método o estudo de caso, analisando o contexto da realização da atividade avaliativa PBL, a interação das alunas, a apresentação presencial da proposta, bem como a relação docente-alunos no processo de construção de saberes. Conclui-se que as metodologias ativas são capazes de transformar o processo de ensino-aprendizagem satisfatório, mesmo no ensino à distância. A aprendizagem se torna mais significativa, já que os alunos experimentam um método que os coloca no papel ativo. O professor continua no seu desafio de ensinar, porém com um leque de possibilidades para enfrentar os desafios do ensino EAD e vislumbrando vantagens e pontos positivos que colaboram para uma educação inovadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4936_TB1791_19112023213748.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA RAMOS PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "ramospimentel@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96013
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1791
    "inscrito_id" => 4936
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EAD: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Quando refletimos sobre as possibilidades de ensino-aprendizagem e métodos de construção do conhecimento, percebemos a facilidade de poder inovar na sala de aula. As metodologias ativas são um exemplo dessa abertura educacional e promoção de um ensino baseado na ação do educando. Mas, e quando estamos lidando com a modalidade de ensino à distância, como desenvolver a metodologia ativa? É inquestionável que as tecnologias da informação e comunicação facilitaram o acesso ao ensino superior por meio da EAD, mas quais são as dificuldades do trabalho docente no ensino superior à distância? Como é possível desenvolver a inovação em sala de aula quando existem barreiras na prática docente no âmbito estrutural e didático? Este artigo busca compreender o processo de atuação do docente do ensino superior na modalidade EAD e a aplicação da metodologia ativa PBL - Problem Based Learning como atividade avaliativa de alunos do segundo período do curso de Pedagogia da Faculdade Rebouças de Campina Grande. Busca-se entender a eficácia da aprendizagem baseada em problema no desenvolvimento cognitivo dos alunos e os desafios da relação à distância para construção do projeto. A pesquisa, de cunho qualitativo, usou como método o estudo de caso, analisando o contexto da realização da atividade avaliativa PBL, a interação das alunas, a apresentação presencial da proposta, bem como a relação docente-alunos no processo de construção de saberes. Conclui-se que as metodologias ativas são capazes de transformar o processo de ensino-aprendizagem satisfatório, mesmo no ensino à distância. A aprendizagem se torna mais significativa, já que os alunos experimentam um método que os coloca no papel ativo. O professor continua no seu desafio de ensinar, porém com um leque de possibilidades para enfrentar os desafios do ensino EAD e vislumbrando vantagens e pontos positivos que colaboram para uma educação inovadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4936_TB1791_19112023213748.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA RAMOS PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "ramospimentel@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Quando refletimos sobre as possibilidades de ensino-aprendizagem e métodos de construção do conhecimento, percebemos a facilidade de poder inovar na sala de aula. As metodologias ativas são um exemplo dessa abertura educacional e promoção de um ensino baseado na ação do educando. Mas, e quando estamos lidando com a modalidade de ensino à distância, como desenvolver a metodologia ativa? É inquestionável que as tecnologias da informação e comunicação facilitaram o acesso ao ensino superior por meio da EAD, mas quais são as dificuldades do trabalho docente no ensino superior à distância? Como é possível desenvolver a inovação em sala de aula quando existem barreiras na prática docente no âmbito estrutural e didático? Este artigo busca compreender o processo de atuação do docente do ensino superior na modalidade EAD e a aplicação da metodologia ativa PBL - Problem Based Learning como atividade avaliativa de alunos do segundo período do curso de Pedagogia da Faculdade Rebouças de Campina Grande. Busca-se entender a eficácia da aprendizagem baseada em problema no desenvolvimento cognitivo dos alunos e os desafios da relação à distância para construção do projeto. A pesquisa, de cunho qualitativo, usou como método o estudo de caso, analisando o contexto da realização da atividade avaliativa PBL, a interação das alunas, a apresentação presencial da proposta, bem como a relação docente-alunos no processo de construção de saberes. Conclui-se que as metodologias ativas são capazes de transformar o processo de ensino-aprendizagem satisfatório, mesmo no ensino à distância. A aprendizagem se torna mais significativa, já que os alunos experimentam um método que os coloca no papel ativo. O professor continua no seu desafio de ensinar, porém com um leque de possibilidades para enfrentar os desafios do ensino EAD e vislumbrando vantagens e pontos positivos que colaboram para uma educação inovadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.