Quando refletimos sobre as possibilidades de ensino-aprendizagem e métodos de construção do conhecimento, percebemos a facilidade de poder inovar na sala de aula. As metodologias ativas são um exemplo dessa abertura educacional e promoção de um ensino baseado na ação do educando. Mas, e quando estamos lidando com a modalidade de ensino à distância, como desenvolver a metodologia ativa? É inquestionável que as tecnologias da informação e comunicação facilitaram o acesso ao ensino superior por meio da EAD, mas quais são as dificuldades do trabalho docente no ensino superior à distância? Como é possível desenvolver a inovação em sala de aula quando existem barreiras na prática docente no âmbito estrutural e didático? Este artigo busca compreender o processo de atuação do docente do ensino superior na modalidade EAD e a aplicação da metodologia ativa PBL - Problem Based Learning como atividade avaliativa de alunos do segundo período do curso de Pedagogia da Faculdade Rebouças de Campina Grande. Busca-se entender a eficácia da aprendizagem baseada em problema no desenvolvimento cognitivo dos alunos e os desafios da relação à distância para construção do projeto. A pesquisa, de cunho qualitativo, usou como método o estudo de caso, analisando o contexto da realização da atividade avaliativa PBL, a interação das alunas, a apresentação presencial da proposta, bem como a relação docente-alunos no processo de construção de saberes. Conclui-se que as metodologias ativas são capazes de transformar o processo de ensino-aprendizagem satisfatório, mesmo no ensino à distância. A aprendizagem se torna mais significativa, já que os alunos experimentam um método que os coloca no papel ativo. O professor continua no seu desafio de ensinar, porém com um leque de possibilidades para enfrentar os desafios do ensino EAD e vislumbrando vantagens e pontos positivos que colaboram para uma educação inovadora.