O presente artigo discorre sobre os principais desafios enfrentados pelos Professores no concernente ao letramento dos estudantes do ensino médio. Entende-se o letramento como habilidade fundamental para a participação ativa e crítica na sociedade contemporânea, sendo um dos principais objetivos da educação formal, é o processo pelo qual um indivíduo adquire habilidades em leitura e escrita, além de compreender e utilizar a língua de forma comunicativa em diferentes contextos sociais, e a capacidade de interpretar textos, analisar e sintetizar informações, argumentar e expressar ideias de forma clara e coerente. Como aporte metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica. O objetivo geral é refletir sobre o letramento e sua importância na formação dos estudantes do ensino médio. Nos objetivos específicos pontuamos compreender o conceito de letramento, pesquisar dados que apontem o pouco letramento entre alunos do ensino médio, destacar o letramento como habilidade necessária na prática social, e destacar algumas alternativas de trabalho para este fim. Como vozes teóricas utilizamos Soares (2008), Kleiman (1995), Street (2014) entre outros, que corroboram com a discussão ora apresentada. Ao termino pode-se confirmar uma lacuna na formação da educação básica, que culmina com a pouca desenvoltura do letramento enquanto prática social, além de destacar algumas alternativas viáveis para o trabalho em turma no ensino médio.