Este trabalho visa estabelecer reflexões sobre educação e diversidade, com foco na construção das identidades étnico-raciais no contexto escolar e o papel das instituições educacionais como promotora de uma educação antirracista. Nessa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de 2004, destaca a importância do fortalecimento dos processos de afirmação de identidades positivas, sobretudo, as historicamente negadas ou distorcidas, desencadeadoras de práticas racistas e discriminatórias presente nas relações sociais. Reafirmamos ainda a notoriedade da Lei n° 10.639/2003 e da Lei nº 11.645/2008, que instauraram a obrigatoriedade dos estudos sobre a cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da escola básica, demandando para as instituições de ensino superior formação qualificada de professores e professoras para atuarem na educação das relações étnico-raciais. Este estudo é de cunho bibliográfico, desenvolvido a partir da análise de trabalhos e pesquisas que discutem sobre os conceitos de identidade étnico-racial e da relevância da diversidade na escola, voltado para uma abordagem antirracista na educação contemporânea. Como resultado, trazemos à baila a função social política tanto das instituições de ensino superior, como das escolas, que devem para além de formar indivíduos conhecedores do saber científico, abordar de forma consistente e fundamentada as diversidades étnico-culturais existente na sociedade, ampliando o debate e fortalecendo o reconhecimento das identidades étnico-raciais.