Os cursos superiores de Licenciatura em Matemática abrangem as diferentes modalidades em um quadro de disciplinas, desde as disciplinas mais específicas àquelas de cunho pedagógico. Modalidades como a Educação Especial apresentam uma clientela que precisa de suporte. Desse modo, as monitorias acadêmicas vinculadas ao Departamento de Ações Inclusivas (DAI) tem como principal função fazer com que o alunato público-alvo da Educação Especial receba o suporte necessário para o bom desempenho das atividades pedagógicas e desenvolvimento de suas potencialidades. Esse suporte é prestado por outros professores em formação o que contribui diretamente nas práticas do sujeito em questão quanto futuro professor. Diante disso, o presente relato de experiência tem como objetivo apresentar as principais atividades desenvolvidas no Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) no Instituto Federal do Maranhão Campus Zé Doca e a sua importância na formação de professores de Matemática. Metodologicamente, serão apresentadas as principais atividades desenvolvidas durante esse programa, como Atendimento Pedagógico Individualizados (API), Reuniões Formativas e Reuniões Organizacionais, ulteriormente será esplanada a percepção do pesquisador quanto a monitoria na formação docente. Com essa pesquisa pode-se perceber que as atividades de monitorias contribuem significativamente para o aperfeiçoamento das práticas docente, pois motivam o docente por meio dos APIs a melhorarem a didática, além de promover uma maturidade profissional, porquanto são muitas as responsabilidades em torno do exercício da monitoria. Portanto, a monitoria direcionada ao alunato da educação especial são fundamentais na formação docente, pois desafiam o professor em formação a pensar na importância de auxiliar ao público-alvo dessa educação através de aulas com métodos mais inclusivos que contemplem a contento essa clientela, com isso, o caráter docente e desenvolvido com base na diversidade e o desejo de uma educação para todos.