Este trabalho apresentará a implementação de soluções sustentáveis em uma escola de ensino fundamental, tendo como foco a sensibilização de crianças para práticas de reciclagem e reutilização de resíduos sólidos. A pesquisa não envolverá seres humanos, portanto não será necessário passar pelo comitê de ética em pesquisa. O objetivo do trabalho é promover a conscientização ambiental entre os alunos por meio de palestras e oficinas práticas de reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, realizadas pelos professores das séries iniciais do ensino fundamental, em suas disciplinas eletivas. Como referencial teórico, foram utilizados estudos sobre educação ambiental e sustentabilidade, como Vieira, Sampaio e Nunes (2020), Sauvé (2005), Silva (2018), entre outros. Espera-se como resultados, que a implementação de soluções sustentáveis na respectiva escola de ensino fundamental, envolvendo a reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, possa ser uma forma eficaz de promover a sensibilização ambiental entre os estudantes, com a disseminação de práticas e conhecimentos de educação ambiental, contribuindo para o desenvolvimento e formação de cidadãos conscientes e responsáveis, além de gerar benefícios para a própria escola, que pode utilizar os materiais sustentáveis confeccionados pelos alunos em diversas atividades.