Nos últimos quinze anos, o estado do Ceará, através da Secretaria da Educação, implementou o PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa - uma política pública em regime de colaboração entre estado e municípios, objetivando alfabetizar todos os alunos da rede pública até os sete anos de idade. O PAIC possibilitou estruturação da gestão municipal por meio da definição e construção de metas de aprendizagem, subsidiou ações de qualificação do processo de alfabetização, de formação de professores, de constituição dos sistemas municipais de avaliação, de dinamização de acervos literários e de formação de leitores. Com a consolidação do programa junto aos municípios do estado, a garantia da aprendizagem dos alunos durante os anos iniciais do ensino fundamental passou a ser uma necessidade e, em 2011, o programa ampliou a abrangência até o 5° ano, tornando-se PAIC+. A partir de 2015, o programa se estendeu aos anos finais do ensino fundamental (até o 9° ano), tornando-se MAIS PAIC (Programa Aprendizagem na Idade Certa). Em 2023, passa a ser denominado PAIC Integral, com o intuito de universalizar o tempo integral na rede pública municipal cearense. O foco do presente trabalho é analisar as estratégias que fortalecem o regime de cooperação entre estado e municípios desenvolvidas pelo MAIS PAIC, por meio de metodologia de natureza quantitativa e qualitativa. A investigação está ancorada nos estudos sobre política pública (ABRUCIO & SEGGATTO, 2014; BONETI, 2011; SEGATTO, 2015) e formação de professores (IMBERNÓN, 2010, 2011; NÓVOA, 1992; GATTI, 2019) entre outros. Os resultados preliminares mostraram que o regime de colaboração do MAIS PAIC tem instrumentalizado os processos de gestão, avaliativos e pedagógicos, firmando-se como um modelo de articulação entre estado e municípios, baseado também na ação cíclica de acompanhamento.