Esse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada, que teve como objetivo desenvolver atividades matemáticas relacionadas a área específica do curso técnico integrado de Edificações, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). De maneira geral, os docentes de Matemática que atuam nas escolas técnicas, não possuem conhecimento acerca das aplicações técnicas específicas do curso em que lecionam. Esta limitação os faz ensinar os conteúdos da ementa de maneira igualitária e servido dos mesmos exemplos gerais, independente do curso técnico que atua. Os resultados de uma vasta pesquisa bibliográfica e de entrevistas com professores doutores, mestres e especialistas da área de Edificações, culminou na produção de cinco sequências de atividades matemáticas com contexto técnico específico deste curso com a finalidade de promover mais significado e aplicação direta da Matemática que é ensinada. A atividade 1 propõe a análise e construção de um projeto de casinhas para cachorros de rua. A atividade 2 tem como finalidade a construção de um projeto de habitação populacional acessível, atendendo as normas vigentes do país, com maior benefício e menor custo possível. Na atividade 3 é proposta uma investigação para se encontrar o melhor modelo de cisterna para uma determinada família e residência. A atividade 4 prevê a construção de um teodolito caseiro e uso no cálculo de distâncias inacessíveis. O objetivo da atividade 5 é calcular a quantidade recomendada de pontos de luz e de tomadas em cada ambiente de acordo com as normas técnicas. As cinco sequências didáticas acompanham a lista de conteúdos matemáticos e das disciplinas técnicas que serão trabalhados; bem como o público-alvo; recursos necessários; metodologia a ser aplicada; possível cronograma de execução; o texto da atividade e o gabarito com as expectativas de respostas e orientações aos professores de Matemática que aplicarão.