O presente artigo analisar as concepções sobre a ciência e suas relações com o ensino de Física, numa turma de nono ano do ensino fundamental. O percurso metodológico configurou-se a partir de uma pesquisa ação em que se realizou uma prática pedagógica a partir da disciplina de Didática, fazendo uma tríade entre ação-reflexão-ação. O instrumento de pesquisa, aplicado numa etapa de diagnóstico da realidade, foi o questionário misto, onde as perguntas abertas e fechadas, versavam sobre a conceituação da ciência, o imaginário sobre o “ser cientista” e situações do cotidiano relacionadas ao conhecimento científico. Os estudantes participaram da pesquisa, sendo que os resultados evidenciaram fragilidades e distorções sobre a ciência, bem como ideias estereotipadas sobre a figura do cientista. Com base nesses dados foi realizado um momento de intervenção didática nessa turma, tendo a temática “Descomplicando a ciência: introdução a eletrostática”, potencializando assim uma aproximação com a ciência de forma lúdica e interativa. A partir desta experiência na educação básica, pode-se inferir a importância que professores e professoras possam ter clareza das relações entre a visão epistemológica sobre a ciência e suas interferências na forma como os estudantes entendem e se relacionam com os conteúdos de Física estudados de forma introdutória e posteriormente aprofundada no ensino médio.