Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONCEPÇÕES SOBRE A CIÊNCIA E O “SER CIENTISTA” NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94913
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 363
    "inscrito_id" => 4883
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES SOBRE A CIÊNCIA E O “SER CIENTISTA” NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA."
    "resumo" => "O presente artigo analisar as concepções sobre a ciência e suas relações com o ensino de Física, numa turma de nono ano do ensino fundamental. O percurso metodológico configurou-se a partir de uma pesquisa ação em que se realizou uma prática pedagógica a partir da disciplina de Didática, fazendo uma tríade entre ação-reflexão-ação. O instrumento de pesquisa, aplicado numa etapa de diagnóstico da realidade, foi o questionário misto, onde as perguntas abertas e fechadas, versavam sobre a conceituação da ciência, o imaginário sobre o “ser cientista” e situações do cotidiano relacionadas ao conhecimento científico. Os estudantes participaram da pesquisa, sendo que os resultados evidenciaram fragilidades e distorções sobre a ciência, bem como ideias estereotipadas sobre a figura do cientista. Com base nesses dados foi realizado um momento de intervenção didática nessa turma, tendo a temática “Descomplicando a ciência: introdução a eletrostática”, potencializando assim uma aproximação com a ciência de forma lúdica e interativa. A partir desta experiência na educação básica, pode-se inferir a importância que professores e professoras possam ter clareza das relações entre a visão epistemológica sobre a ciência e suas interferências na forma como os estudantes entendem e se relacionam com os conteúdos de Física estudados de forma introdutória e posteriormente aprofundada no ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4883_TB363_04102023014238.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RILLARY VALENTINA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RILLARY"
    "autor_email" => "rillary.r@acad.ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94913
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 363
    "inscrito_id" => 4883
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES SOBRE A CIÊNCIA E O “SER CIENTISTA” NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA."
    "resumo" => "O presente artigo analisar as concepções sobre a ciência e suas relações com o ensino de Física, numa turma de nono ano do ensino fundamental. O percurso metodológico configurou-se a partir de uma pesquisa ação em que se realizou uma prática pedagógica a partir da disciplina de Didática, fazendo uma tríade entre ação-reflexão-ação. O instrumento de pesquisa, aplicado numa etapa de diagnóstico da realidade, foi o questionário misto, onde as perguntas abertas e fechadas, versavam sobre a conceituação da ciência, o imaginário sobre o “ser cientista” e situações do cotidiano relacionadas ao conhecimento científico. Os estudantes participaram da pesquisa, sendo que os resultados evidenciaram fragilidades e distorções sobre a ciência, bem como ideias estereotipadas sobre a figura do cientista. Com base nesses dados foi realizado um momento de intervenção didática nessa turma, tendo a temática “Descomplicando a ciência: introdução a eletrostática”, potencializando assim uma aproximação com a ciência de forma lúdica e interativa. A partir desta experiência na educação básica, pode-se inferir a importância que professores e professoras possam ter clareza das relações entre a visão epistemológica sobre a ciência e suas interferências na forma como os estudantes entendem e se relacionam com os conteúdos de Física estudados de forma introdutória e posteriormente aprofundada no ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4883_TB363_04102023014238.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RILLARY VALENTINA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RILLARY"
    "autor_email" => "rillary.r@acad.ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo analisar as concepções sobre a ciência e suas relações com o ensino de Física, numa turma de nono ano do ensino fundamental. O percurso metodológico configurou-se a partir de uma pesquisa ação em que se realizou uma prática pedagógica a partir da disciplina de Didática, fazendo uma tríade entre ação-reflexão-ação. O instrumento de pesquisa, aplicado numa etapa de diagnóstico da realidade, foi o questionário misto, onde as perguntas abertas e fechadas, versavam sobre a conceituação da ciência, o imaginário sobre o “ser cientista” e situações do cotidiano relacionadas ao conhecimento científico. Os estudantes participaram da pesquisa, sendo que os resultados evidenciaram fragilidades e distorções sobre a ciência, bem como ideias estereotipadas sobre a figura do cientista. Com base nesses dados foi realizado um momento de intervenção didática nessa turma, tendo a temática “Descomplicando a ciência: introdução a eletrostática”, potencializando assim uma aproximação com a ciência de forma lúdica e interativa. A partir desta experiência na educação básica, pode-se inferir a importância que professores e professoras possam ter clareza das relações entre a visão epistemológica sobre a ciência e suas interferências na forma como os estudantes entendem e se relacionam com os conteúdos de Física estudados de forma introdutória e posteriormente aprofundada no ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.