RESUMO O presente trabalho decorre da participação da primeira autora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (IC) do projeto intitulado: Brinquedotecas virtuais no Piauí: o que dizer das iniciativas que aproximam virtualidade e ludicidade no brincar e a formação de professores a ele relacionado, no âmbito dessas propostas em cenário piauiense? Esta discussão visa discorrer sobre dados iniciais reunidos a partir do levantamento realizado sobre brinquedotecas virtuais presentes no estado do Piauí, com destaque para o número de propostas e onde estão sendo desenvolvidas. A metodologia utilizada para análise de alguns dos dados do levantamento é o de frequência simples e os dados discursivos sobre as brinquedotecas virtuais que foram analisados com auxílio da técnica de Análise de conteúdo de autoria de Bardin (2011). Ademais a pesquisa é embasada na abordagem qualitativa, que de acordo com Yin (2016) fornece aos pesquisadores condições para capturar as perspectivas e expectativas dos participantes da pesquisa, ao mesmo tempo, em que permite interpretações teóricas fundamentadas nos eventos cotidianos observados durante a investigação. A pesquisa é também de natureza bibliográfica. Para Prodanov e Freitas (2013), tais pesquisas são baseadas em referenciais teóricos analisados, seja na forma escrita ou eletrônica, incluindo livros, artigos científicos, páginas da Internet, entre outros. A pesquisa encontra-se em andamento, tendo localizado até o momento quatro propostas de brinquedotecas virtuais. Os descritores utilizados para encontrá-las foram: Brinquedoteca virtual no Piauí, Brinquedoteca virtual de Teresina, Brinquedoteca virtual Piauí imagens. Sobre os anos de implantação, as brinquedotecas virtuais encontradas, iniciaram entre os anos de 2018 e 2020. Dentre as propostas verificou-se ainda que, três delas estão em funcionamento, enquanto uma não está.