O presente estudo decorre da pesquisa “A representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil” - que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A pesquisa em questão, buscou investigar a representação do olhar da criança sobre a escola de Educação Infantil, a fim de aprimorar o cotidiano do espaço escolar no qual elas habitam - em torno de 12 horas diárias - permitindo que ele seja reestruturado, a partir do que as crianças têm a nos dizer sobre a escola. Os participantes da pesquisa foram 64 crianças da faixa etária de 3 a 6 anos que frequentam uma escola de Educação Infantil da rede pública de Ensino, de uma cidade do Vale do Taquari/RS. Os instrumentos metodológicos utilizados para a produção dos dados desta pesquisa foram: registros fotográficos, desenhos produzidos pelas próprias crianças e rodas de conversa entre professores e crianças. Os dados coletados no campo foram analisados por meio de uma aproximação com a Técnica da Análise de Conteúdo. A pesquisa nos mostrou uma postura propositiva das crianças, pois elas sugeriram mudanças institucionais. Nesse sentido, os instrumentos metodológicos utilizados com as crianças, nos indicaram que elas precisam ser ouvidas e que temos muito a aprender. Além disso, a escola de Educação Infantil precisa ser das crianças e não para elas, e isso só será possível se as inserirmos nas tomadas de decisões.