Desde o início da educação no Brasil o processo de ensino aprendizagem vem passando por várias transformações. Neste artigo traz-se uma abordagem das mudanças ocorridas nas metodologias utilizadas para o ensino, tendo como objetivo geral fazer uma retrospectiva dos recursos utilizados para facilitar o processo de aprendizagem desde o uso do estêncil até a criação da internet e da lousa digital. Para isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica apresentando as características desses recursos e as realidades nas quais eram e são utilizadas pelos professores para ministrar as aulas, destacando-se as dificuldades existentes quando se usava apenas o estêncil e as oportunidades proporcionadas pelos recursos tecnológicos como a lousa digital e a internet. Entretanto, ainda se observa alguns entraves para utilização desses recursos considerados mais modernos, principalmente pelas desigualdades existentes nas diversas instituições de ensino do país, diante das quais se pode afirmar que não são raras as situações nas quais os docentes não dispõem sequer de quadro branco para desenvolver suas atividades, enquanto em outras escolas encontram-se laboratórios e muitos outros recursos e aparatos tecnológicos, mesmo em se tratando de instituições públicas. Sem falar o quão imprescindível é a formação continuada dos professores para utilização desses equipamentos. Destarte, observa-se que mesmo não tendo o investimento adequado nos equipamentos necessários para que as atividades docentes aconteçam de forma satisfatória em todas as escolas, estes profissionais utilizam os equipamentos disponíveis para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, desdobrando-se para criar metodologias adequadas à realidade em que se encontram.