O presente trabalho busca apresentar uma análise histórica da trajetória da Educação em tempo integral no Brasil, por meio de uma linha do tempo que abrange as principais transformações e marcos, com o objetivo de compreender sua evolução e investigar os principais marcos, desafios e conquistas ao longo do tempo, na formação educacional. Acredita-se que a expansão da educação em tempo integral tem promovido uma educação mais inclusiva e equitativa, ao proporcionar um ambiente educativo mais rico e oportunidades de desenvolvimento integral para os alunos. Para embasar essa pesquisa, será realizada uma pesquisa qualitativa através de revisão bibliográfica de documentos oficiais, leis, políticas públicas e estudos acadêmicos sobre a educação em tempo integral no Brasil. Espera-se que os resultados obtidos retratem os avanços e desafios na implementação desse modelo educacional, refletindo-se nas diferentes abordagens, programas e iniciativas adotadas em diferentes períodos no cenário Brasileiro. Para dar suporte às discussões, contam-se como aporte teórico, os estudos de Ferreira (2005), Kramer (2012) e Tanuri (2014) que dialogam acerca da trajetória da educação em tempo integral no Brasil, mais especificamente sobre demandas sociais, políticas e pedagógicas. A compreensão desse histórico possibilitará uma reflexão crítica sobre os desafios e perspectivas futuras da educação em tempo integral no País.