As práticas de ensino são elementos essenciais para o desenvolvimento de habilidades e competências no ambiente escolar pelo fato de envolverem o compartilhamento de diversos saberes, características e habilidades. Esses elementos revelam métodos que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, estabelecendo o pensamento crítico, a reflexão e a transformação nos espações escolares. Nossa proposta justifica-se pela utilização da didática em sala de aula, a fim de promover a fluidez das aulas e tornar a aprendizagem significativa. Nesse contexto, objetivo geral da pesquisa é investigar como a didática possibilita uma aprendizagem significativa em sala de aula. Portanto, para atingir o objetivo proposto elegemos a seguinte questão de pesquisa: Como a didática contribui no processo de ensino e aprendizagem de forma significativa?. Neste trabalho, destacamos as contribuições de autores como Araújo, Rodrigues e Aragão (2017), Candau e Koffi (2015), Comenius (2015), Dantas (2017), Franco e Pimenta (2016), Franco (2015), Libâneo (2006), Luckesi (2012), Neto e Maciel (2008), Porto (2021), entre outros. A pesquisa constatou que a didática desempenha um papel essencial no trabalho do professor, uma vez que o ensino não é simplesmente a transferência de conhecimento, mas requer mediação e estímulo à autonomia dos estudantes por meio da aprendizagem significativa, possibilitando a formação de cidadãos conscientes que cumprem seu papel transformador na sociedade contemporânea.