Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CUIDADOR ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100048
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7112
    "inscrito_id" => 20779
    "titulo" => "O CUIDADOR ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Na escola é onde ocorre além da formação de conhecimentos, dos valores e padrões de comportamentos, os primeiros contatos com professores e colegas, em um cenário diverso onde a diversidade da condição humana deve ser respeitada. O respeito ao desenvolvimento da criança com deficiência depende fundamentalmente do enriquecimento afetivo e estrutural do ambiente no qual ela está inserida, bem como do incentivo das pessoas que estão à sua volta. Partindo dessa premissa, a presença de um tutor/cuidador que intervenha e auxilie de forma adequada o processo inclusivo e de aprendizagem é de fundamental importância. Diante da dimensão da discussão da educação especial inclusiva e o papel do tutor/cuidador, este texto, resultado de pesquisa no Programa de Iniciação Científica objetiva analisar o papel deste profissional frente aos alunos com deficiências, discorrendo sobre as adversidades enfrentadas na inclusão e na aprendizagem escolar. Os participantes do estudo são: uma professora e um tutor/cuidador de crianças com deficiência investigados por meio de entrevista oral semiestruturada e tem como locus de pesquisa, uma escola municipal de Humaitá-AM. Os resultados indicam que o papel do tutor/cuidador é de grande importância para o processo de aprendizagem e inclusão do aluno com deficiência, expressivos são também os desafios enfrentados. Para o professor, o auxílio de um cuidador possibilita amenizar os desafios enfrentados cotidianamente, incluir e atender com mais qualidade garantindo direitos. Tendo em vista que este profissional tem papel importante na inclusão, torna-se basilar rever a formação dos cuidadores, uma vez que a grande maioria não sabe o seu papel, nem se sentem capacitados para atuar com alunos com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20779_TB7112_29112023174622.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTE DOS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUTE"
    "autor_email" => "rutthsilva21@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100048
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7112
    "inscrito_id" => 20779
    "titulo" => "O CUIDADOR ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Na escola é onde ocorre além da formação de conhecimentos, dos valores e padrões de comportamentos, os primeiros contatos com professores e colegas, em um cenário diverso onde a diversidade da condição humana deve ser respeitada. O respeito ao desenvolvimento da criança com deficiência depende fundamentalmente do enriquecimento afetivo e estrutural do ambiente no qual ela está inserida, bem como do incentivo das pessoas que estão à sua volta. Partindo dessa premissa, a presença de um tutor/cuidador que intervenha e auxilie de forma adequada o processo inclusivo e de aprendizagem é de fundamental importância. Diante da dimensão da discussão da educação especial inclusiva e o papel do tutor/cuidador, este texto, resultado de pesquisa no Programa de Iniciação Científica objetiva analisar o papel deste profissional frente aos alunos com deficiências, discorrendo sobre as adversidades enfrentadas na inclusão e na aprendizagem escolar. Os participantes do estudo são: uma professora e um tutor/cuidador de crianças com deficiência investigados por meio de entrevista oral semiestruturada e tem como locus de pesquisa, uma escola municipal de Humaitá-AM. Os resultados indicam que o papel do tutor/cuidador é de grande importância para o processo de aprendizagem e inclusão do aluno com deficiência, expressivos são também os desafios enfrentados. Para o professor, o auxílio de um cuidador possibilita amenizar os desafios enfrentados cotidianamente, incluir e atender com mais qualidade garantindo direitos. Tendo em vista que este profissional tem papel importante na inclusão, torna-se basilar rever a formação dos cuidadores, uma vez que a grande maioria não sabe o seu papel, nem se sentem capacitados para atuar com alunos com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20779_TB7112_29112023174622.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTE DOS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUTE"
    "autor_email" => "rutthsilva21@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na escola é onde ocorre além da formação de conhecimentos, dos valores e padrões de comportamentos, os primeiros contatos com professores e colegas, em um cenário diverso onde a diversidade da condição humana deve ser respeitada. O respeito ao desenvolvimento da criança com deficiência depende fundamentalmente do enriquecimento afetivo e estrutural do ambiente no qual ela está inserida, bem como do incentivo das pessoas que estão à sua volta. Partindo dessa premissa, a presença de um tutor/cuidador que intervenha e auxilie de forma adequada o processo inclusivo e de aprendizagem é de fundamental importância. Diante da dimensão da discussão da educação especial inclusiva e o papel do tutor/cuidador, este texto, resultado de pesquisa no Programa de Iniciação Científica objetiva analisar o papel deste profissional frente aos alunos com deficiências, discorrendo sobre as adversidades enfrentadas na inclusão e na aprendizagem escolar. Os participantes do estudo são: uma professora e um tutor/cuidador de crianças com deficiência investigados por meio de entrevista oral semiestruturada e tem como locus de pesquisa, uma escola municipal de Humaitá-AM. Os resultados indicam que o papel do tutor/cuidador é de grande importância para o processo de aprendizagem e inclusão do aluno com deficiência, expressivos são também os desafios enfrentados. Para o professor, o auxílio de um cuidador possibilita amenizar os desafios enfrentados cotidianamente, incluir e atender com mais qualidade garantindo direitos. Tendo em vista que este profissional tem papel importante na inclusão, torna-se basilar rever a formação dos cuidadores, uma vez que a grande maioria não sabe o seu papel, nem se sentem capacitados para atuar com alunos com deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.