Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANATOMIA NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O SISTEMA LOCOMOTOR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100301
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7467
    "inscrito_id" => 12967
    "titulo" => "ANATOMIA NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O SISTEMA LOCOMOTOR"
    "resumo" => "A intervenção pedagógica objetiva auxiliar na aprendizagem do conteúdo pelos alunos. Dessa forma, são elaboradas estratégias para torná-los capazes de compreender o assunto de uma forma eficaz. Este trabalho busca descrever a experiência pedagógica de graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2022/2024 na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), sobre o sistema locomotor para estudantes do sexto ano da Unidade Escolar Padre Raimundo Vieira, em Parnaíba - PI. Nessa perspectiva, analisa - se a saída de campo dos alunos da Unidade Escolar para a prática laboratorial de anatomia na UFDPar. Iniciou-se a abordagem salientando a importância do sistema locomotor para as nossas atividades diárias, as características do sistema esquelético e muscular separadamente e discorremos sobre a atividade que ambos fazem em conjunto para que possamos nos locomover, ao longo de toda a atividade foram exibidas peças anatômicas dos dois sistemas disponíveis no laboratório. Os estudantes mostravam-se muito interessados e admirados tanto com as peças, quanto com o conteúdo. Ao final, foi proposta uma dinâmica para avaliá-los, dividimos-os em pequenos grupos, entregamos uma placa que tinha duas opções: verdadeiro ou falso. A dinâmica constitua em: analisar uma sentença em grupo, entrar em um consenso, em seguida levantar a placa verdadeiro ou falso, caso escolhessem a segunda opção, tinham que justificar. Deste modo, pôde-se analisar a compreensão do conteúdo, além de incentivar o senso argumentativo e social dos alunos. Toda a atividade foi pensada em prol dos estudantes, valorizando as opiniões e saberes para a construção do conhecimento. O PIBID tem como meta elevar a qualidade de ensino das escolas públicas, experiências como esta são de suma relevância para a concretizar esse objetivo e formar cada vez mais professores capacitados para o magistério."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12967_TB7467_01102023181137.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYLANNE JUDITE RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KAYLANNE"
    "autor_email" => "kaylannemalta999@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100301
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7467
    "inscrito_id" => 12967
    "titulo" => "ANATOMIA NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O SISTEMA LOCOMOTOR"
    "resumo" => "A intervenção pedagógica objetiva auxiliar na aprendizagem do conteúdo pelos alunos. Dessa forma, são elaboradas estratégias para torná-los capazes de compreender o assunto de uma forma eficaz. Este trabalho busca descrever a experiência pedagógica de graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2022/2024 na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), sobre o sistema locomotor para estudantes do sexto ano da Unidade Escolar Padre Raimundo Vieira, em Parnaíba - PI. Nessa perspectiva, analisa - se a saída de campo dos alunos da Unidade Escolar para a prática laboratorial de anatomia na UFDPar. Iniciou-se a abordagem salientando a importância do sistema locomotor para as nossas atividades diárias, as características do sistema esquelético e muscular separadamente e discorremos sobre a atividade que ambos fazem em conjunto para que possamos nos locomover, ao longo de toda a atividade foram exibidas peças anatômicas dos dois sistemas disponíveis no laboratório. Os estudantes mostravam-se muito interessados e admirados tanto com as peças, quanto com o conteúdo. Ao final, foi proposta uma dinâmica para avaliá-los, dividimos-os em pequenos grupos, entregamos uma placa que tinha duas opções: verdadeiro ou falso. A dinâmica constitua em: analisar uma sentença em grupo, entrar em um consenso, em seguida levantar a placa verdadeiro ou falso, caso escolhessem a segunda opção, tinham que justificar. Deste modo, pôde-se analisar a compreensão do conteúdo, além de incentivar o senso argumentativo e social dos alunos. Toda a atividade foi pensada em prol dos estudantes, valorizando as opiniões e saberes para a construção do conhecimento. O PIBID tem como meta elevar a qualidade de ensino das escolas públicas, experiências como esta são de suma relevância para a concretizar esse objetivo e formar cada vez mais professores capacitados para o magistério."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12967_TB7467_01102023181137.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYLANNE JUDITE RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KAYLANNE"
    "autor_email" => "kaylannemalta999@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A intervenção pedagógica objetiva auxiliar na aprendizagem do conteúdo pelos alunos. Dessa forma, são elaboradas estratégias para torná-los capazes de compreender o assunto de uma forma eficaz. Este trabalho busca descrever a experiência pedagógica de graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2022/2024 na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), sobre o sistema locomotor para estudantes do sexto ano da Unidade Escolar Padre Raimundo Vieira, em Parnaíba - PI. Nessa perspectiva, analisa - se a saída de campo dos alunos da Unidade Escolar para a prática laboratorial de anatomia na UFDPar. Iniciou-se a abordagem salientando a importância do sistema locomotor para as nossas atividades diárias, as características do sistema esquelético e muscular separadamente e discorremos sobre a atividade que ambos fazem em conjunto para que possamos nos locomover, ao longo de toda a atividade foram exibidas peças anatômicas dos dois sistemas disponíveis no laboratório. Os estudantes mostravam-se muito interessados e admirados tanto com as peças, quanto com o conteúdo. Ao final, foi proposta uma dinâmica para avaliá-los, dividimos-os em pequenos grupos, entregamos uma placa que tinha duas opções: verdadeiro ou falso. A dinâmica constitua em: analisar uma sentença em grupo, entrar em um consenso, em seguida levantar a placa verdadeiro ou falso, caso escolhessem a segunda opção, tinham que justificar. Deste modo, pôde-se analisar a compreensão do conteúdo, além de incentivar o senso argumentativo e social dos alunos. Toda a atividade foi pensada em prol dos estudantes, valorizando as opiniões e saberes para a construção do conhecimento. O PIBID tem como meta elevar a qualidade de ensino das escolas públicas, experiências como esta são de suma relevância para a concretizar esse objetivo e formar cada vez mais professores capacitados para o magistério.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.