Este artigo se origina a partir de uma pesquisa qualitativa de mapeamento teórico realizado na Revista Brasileira de Educação do Campo, no período de 2019 a 2022. Neste mapeamento, utilizou-se a palavra-chave Educação do Campo, sendo considerada em todo o corpo do artigo, obtendo-se 290 artigos, em que desenvolveram-se procedimentos de identificação, classificação/organização e análise. Desta forma, nos procedimentos de classificação e organização, empregou-se critérios de exclusão e adotou-se ainda a Análise Textual Discursiva, organizando os artigos encontrados em 5 categorias finais: Formação Docente; Movimentos Sociais; Pedagogia da Alternância; Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. Neste sentido, este artigo apresenta um recorte que analisa os 31 artigos que compõem a categoria Pedagogia da Alternância. Logo, o objetivo deste artigo é compreender a emergência de estudos sobre Pedagogia da Alternância e como tal perspectiva tem sido abordada nas produções da revista. Como resultado, observa-se que os artigos defendem a Pedagogia da Alternância como estratégia formativa de escolarização no contexto da Educação do Campo, cujo enfoque está na construção de aprendizagens baseadas no contexto em que a escola está inserida, em respeito também às temporalidades e especificidades locais. Tal perspectiva, também salienta o desenvolvimento de habilidades técnicas, sociais e culturais, além de fortalecer a identidade e a autonomia dos estudantes.