O ensino de temas relacionados à Microbiologia, especificamente sobre os vírus, apresenta desafios relacionados à natureza abstrata e microscópica dos conteúdos. Desta forma, surge a necessidade de implementar diferentes estratégias metodológicas e didáticas que estimulem nos estudantes a curiosidade, o fascínio e o interesse pelo mundo microbiano, além de proporcionar uma aprendizagem prática e integrativa. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo utilizar a modelização didática como ferramenta de aprendizagem sobre os vírus com escolares do ensino fundamental II. O presente estudo foi desenvolvido com 25 alunos do 7º ano de uma Escola Estadual, localizada em Taipu, Rio Grande do Norte. Para o seu desenvolvimento a turma foi dividida em 06 grupos (com até 04 componentes), onde foram realizadas: i) aulas dialógicas explorando as características, estrutura e morfologia, tipos reprodução e doenças ocasionadas pelos vírus; ii) aplicação de documentário sobre doenças virais; iii) elaboração de modelos de vírus e socialização dos produtos construídos. Os resultados observados partindo da elaboração dos modelos didáticos e socialização destes produtos, evidenciam que os alunos conseguiram compreender a estrutura e formas dos diversos tipos de vírus, bem como, discutir com os demais grupos sobre as principais doenças ocasionadas por estes. Assim, é possível afirmar que a modelização é uma ferramenta didática que potencializa a aprendizagem dos estudantes para os temas de microbiologia na educação básica.