O presente trabalho configura-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva de natureza documental, realizada durante a graduação, com início no 7° período do curso de licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Acre - UFAC, a fim de contribuir para o Programa Institucional de Iniciação Cientifica (PIBIC). A pesquisa foi realizada através da análise de obras que contemplam a temática. Com o objetivo de analisá-las, buscando descrever e analisar as concepções das autoras levando em consideração suas abordagens sobre alfabetização em contexto de letramento, bem como categorizar as interpretações das mesmas com relação a leitura e escrita. A pesquisa procedeu através de uma análise acerca dos teóricos que versam sobre a classe de alfabetização e letramento, no qual os principais autores estudados foram: Severino (2007), Ângela Kleiman (2005), Magda Soares (2002) e Marlene Carvalho (2008). Os resultados evidenciaram que a concepção de alfabetização apresentada pelas autoras está vinculada ao letramento, pois reconhecem a importância da leitura e da escrita como uma prática social. Concluindo-se que suas concepções se complementam de maneira significativa para a proposta de alfabetização e letramento, partindo de abordagens envolvendo a oralidade, a escrita e a participação dos alunos no seu processo de ensino aprendizagem, bem como a dinâmica de propostas de atividades de leitura e escrita aplicadas pelos professores(a) em sua busca pela formação de sujeitos alfabetizados e letrados.